João Pessoa
Feed de Notícias

Prêmio Criança.PB é lançado durante seminário para imprensa na Capital

quarta-feira, 1 de agosto de 2012 - 11:39 - Fotos:  Severino Pereira/Sedh

A segunda etapa do prêmio Criança.PB de Jornalismo foi lançada na noite dessa terça-feira (31) durante o seminário “Infância, Mídia e Direitos Humanos: o papel do jornalista na transformação de realidades”, realizado no Hotel Litoral, em João Pessoa. As inscrições serão realizadas de 1 a 15 de novembro.

Este ano, serão contempladas cinco categorias: jornalismo impresso, jornalismo na internet, radiojornalismo, telejornalismo e fotojornalismo.

O seminário realizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh), por meio do portal Criança.PB, em parceria com a Associação Paraibana de Imprensa (API) e o Sindicato dos Jornalistas da Paraíba (Sindjor-PB) é o primeiro de uma série de capacitações que serão realizadas no Estado para jornalistas e radialistas.

Troca de experiências – A capacitação foi ministrada pelo jornalista Mauri König e pelo fotógrafo Albari Rosa, ambos engajados no tema há 20 anos com várias premiações na área. Mauri König relatou histórias de sua vida profissional e incentivou os profissionais a pautarem temas que defendam a criança e o adolescente.

Atualmente, a dupla está produzindo uma série de reportagens que faz uma comparação entre o volume de dinheiro investido em cinco capitais que serão sedes da Copa de 2014 e o investimento destinado às ações da infância e juventude nestas mesmas cidades.

Abertura – A abertura do seminário contou com a presença da secretária Cida Ramos (Sedh), da presidente da API, Marcela Sitônio, do presidente do Sindicato dos Jornalista, Rafael Freire, e da coordenadora do projeto Criança.PB, Janaína Araújo.

A secretária Cida Ramos destacou a importância de capacitar os profissionais da imprensa que podem contribuir para construir com uma cultura de incentivo ao combate ao trabalho e à exploração infantil.

“A Paraíba tem mais de 600 mil pessoas vivendo em situação de extrema pobreza, em que a maior parte se concentra na faixa etária de 0 a 17 anos. Essa é uma questão social que precisamos enfrentar. Ainda temos mais de 70 mil crianças em situação de trabalho. Então o apoio da imprensa é fundamental para que possamos disseminar o princípio de que lugar de criança é nas escolas em tempo integral e com atividades regulares. Proteger a criança e a infância é proteger o País, porque essas pessoas terão sua vida profissional garantida e irão ajudar a construir um futuro melhor para todos”, disse Cida Ramos.

Prêmio – O prêmio Criança.PB foi instituído em 2010 pela Sedh com apoio do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca-PB) e Associação de Prevenção à Aids (Amazona), e patrocínio da Petrobrás.

O objetivo da premiação é estimular os profissionais de comunicação a investigarem a problemática que acomete a infância e a juventude como a exploração sexual, trabalho infantil, violência e outras agressões.

Os profissionais interessados em participar do prêmio podem fazer as inscrições até o dia 15 de novembro na sede do Criança.PB, localizada na Rua João Amorim, 342, Centro de João Pessoa. Os trabalhos devem ter sido publicados entre o período de 1º de janeiro de 2012 a 30 de outubro deste ano. Mais informações também podem ser adquiridas no site www.crianca.pb.gov.br.