João Pessoa
Feed de Notícias

Inscrições para eleições no CEAS continuam abertas até o dia 19

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010 - 15:49 - Fotos: 

As inscrições para eleições de entidades de atendimento, entidades de trabalhadores e usuários no Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS) continuam abertas até o próximo dia 19. O edital publicado desde o dia 12 de dezembro prevê assento durante o biênio 2010/ 2012. As eleições ocorrerão nos dias 3, 4 e 5 de março.

O Conselho Estadual de Assistência Social é uma instância de deliberação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH). Segundo o presidente do CEAS, Flávio Barros, serão oferecidas três vagas para entidades de atendimento, três vagas para usuários e três entidades de trabalhadores.

O processo eleitoral mudou este ano. De acordo com a nova lei 8.960/2009, a representação da sociedade civil organizada será eleita em fórum próprio, isto é não haverá mais indicações para composição do CEAS. “Essa mudança foi um avanço porque a representação não governamental e de usuários serão renovadas, acompanhando determinações da Política Nacional de Assistência Social”, afirma Flávio Barros.

Segundo ele, a sociedade civil tem papel fundamental no acompanhamento, monitoramento da política pública de ação social no Estado. As inscrições podem ser feitas pela manhã na sede do Conselho Estadual de Assistência Social, na avenida Epitácio Pessoa, 2234, 1 andar, Tambauzinho. Os interessados devem buscar formulário de inscrição e atender os critérios publicados, como ter atuação no Estado, ter atividade em políticas públicas de assistência social e apresentar documentos que comprovem atuação da entidade.

Janaína Araújo, da Assessoria de Imprensa da SEDH