João Pessoa
Feed de Notícias

Inscrições devem ser feitas até o dia 4, pelos telefones 3218-41635844 ou pelo e mail cerest@saude.

terça-feira, 1 de junho de 2010 - 14:29 - Fotos: 
O Centro de Referência Estadual de Saúde do Trabalhador (Cerest), órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde (SES), inscreve, até a próxima sexta-feira (4), participantes da X Plenária do Fórum Estadual de Saúde do Trabalhador, que será realizada nos próximos dias 9, 10 e 11, no Hotel Xênius, no Cabo Branco, em João Pessoa. O evento, que tem  como tema ‘A Saúde do Trabalhador no SUS: refletindo as práticas e delineando novas ações’.  

A diretora-geral do Cerest, Carmen Verônica Barbosa Almeida, disse que estão sendo oferecidas 210 vagas, sendo 70 para representantes de várias categorias dos trabalhadores da área urbana e rural, a exemplo de sindicatos e as associações; 70 para os setores que atuam de forma intersetorial como universidades, Previdência Social, Ministério do Trabalho e os quatro centros de referência e as outras 70 para órgãos de saúde pública, como unidades sentinelas, e profissionais da atenção básica e vigilância sanitária, que foram capacitados em saúde do trabalhador, e gerências operacionais da SES.  

Vagas limitadas – A diretora explicou que as vagas são limitadas e que as inscrições deverão ser feitas até o dia 4, pelos telefones 3218-41635844 ou pelo email cerest@saude.pb.gov.br. Carmen Verônica explicou que a intenção dessa plenária é discutir com representantes de entidades e da sociedade civil organizada formas para implementar as ações de saúde do trabalhador, na rede pública de saúde.

“O encontro possibilitará avaliar os avanços e as dificuldades no setor, para que tenhamos uma visão mais ampla do que vem sendo feito em prol da saúde do trabalhador no nosso Estado e daí buscarmos estratégias para melhorar a atenção ao trabalhador, na rede SUS”, disse a diretora do Cerest.

Entre os temas da plenária estão: ‘O processo de implantação da saúde do trabalhador no Brasil: avanços, desafios e perspectivas’; ‘As práticas no âmbito do SUS em vigilância, assistência, gestão e formação em saúde do trabalhador e ‘A implantação da saúde do trabalhador no SUS, na Paraíba, a partir do olhar dos trabalhadores.

Capacitação – Na próxima segunda-feira (7), dando continuidade ao processo de capacitação dos profissionais do SUS, O Cerest estará realizando uma oficina de capacitação sobre protocolo e notificação de acidentes de trabalho fatais, graves e com crianças e adolescentes. O evento será ministrado pelo professor e médico José Carlos do Carmo, do Cerest de São Paulo, que é o idealizador do documento.

Carmen Verônica explicou que o objetivo da capacitação é qualificar cerca de quarenta profissionais das unidades sentinelas, da vigilância epidemiológica e de outras unidades de saúde que têm potencial para serem unidades sentinelas para o agravo em discussão. Ela informou, ainda, que haverá capacitações sobre LER/Dort e intoxicações por agrotóxicos, com datas a serem definidas.

Da Assessoria de Imprensa da SESPB