Fale Conosco

2 de maio de 2014

Inscrições de voluntários para RoboCup 2014 terminam nesta segunda-feira



Continuam abertas as inscrições para os interessados em trabalhar como voluntários durante a RoboCup 2014, que acontece no período de 19 a 25 de julho, no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, em João Pessoa. As inscrições podem ser feitas até esta segunda-feira (5), no link http://migre.me/hOvwT.

A RoboCup é um evento internacional, um dos maiores de tecnologia do planeta, e é completamente organizado por voluntários de todo o mundo. Essa é a primeira vez que o Brasil vai sediar o evento, desde a sua primeira edição em 1997.

A organização ressalta que a chamada internacional é para qualquer pessoa interessada em colaborar com o evento, não apenas para quem tem conhecimento específico em engenharia. Além de acompanhar os estrangeiros nos hotéis e restaurantes, os intérpretes voluntários irão receber noções básicas sobre os principais pontos turísticos de João Pessoa, Cabedelo e do Conde, em caso de necessidade gerada pelo turista estrangeiro. O treinamento será promovido pela PBTur. Todos os voluntários receberão refeições e certificados.

Entre as tarefas que deverão ser executadas pelos candidatos estão as seguintes: orientar e ajudar os participantes que chegam de diversos países, auxiliar os participantes como intérpretes, auxiliar o público visitante em geral, assessorar a secretaria do evento, auxiliar as coordenações das Ligas, ajudar na montagem das arenas, prestar assistência em computadores e configuração de rede, auxiliar as crianças (participantes) e professores, orientar a imprensa, prestar auxílio nos eventos formais, ajudar a equipe de alimentos, auxiliar em hotéis e transporte, entre outras atividades.

RoboCup 2014 – A RoboCup Federation realiza anualmente uma grande competição internacional aberta a competidores de todos os países do mundo nas diversas ligas de robôs que compõem a RoboCup. São quatro áreas de competição: RoboCup Soccer, RoboCup Rescue, RoboCup Home e RoboCup Júnior.

O evento já passou por países como Japão, França, Suécia, Austrália, Estados Unidos, Itália, Portugal, Alemanha, China, México e Holanda e é tradição que, em anos de Copa do Mundo da FIFA ou Olimpíadas, estas competições sejam realizadas no país-sede desses eventos. O encontro é organizado pela Sociedade Brasileira de Computação, Unesp, Fei e Governo da Paraíba, por meio da Secretaria Executiva da Ciência e Tecnologia.