Fale Conosco

23 de setembro de 2013

Inscrições de projetos para o Festival de Aprendizagem começam nesta terça



As inscrições de projetos, experiências de aprendizagens e práticas pedagógicas exitosas dos professores da Educação de Jovens e Adultos da Paraíba começam a partir das 8h desta terça-feira (24) e vão até a meia-noite do próximo domingo (29). As experiências e projetos selecionados participarão de apresentações nos municípios de João Pessoa, Santa Rita e Cajazeiras dentro do Festival de Aprendizagem, que faz parte da programação do Marco Ano Cultural Paulo Freire pela Educação de Jovens e Adultos (EJA), lançado na última quinta-feira (19) pelo Governo do Estado.

Os professores interessados em inscrever seus projetos devem acessar o site da Secretaria de Estado da Educação (SEE) dentro do Portal do Governo do Estado (www.paraiba.pb.gov.br/educacao) e preencher a ficha de inscrição, localizada num link dentro do quadro “Serviços da Educação”.

O resultado da seleção será divulgado pelo Portal do Governo do Estado no dia 2 de outubro e as apresentações acontecerão no dia 20 de novembro. Em João Pessoa, as apresentações acontecerão na Praça da Paz, no bairro dos Bancários, e na praça em frente à PBTur, em Tambaú (ao lado do antigo Bahamas), das 18h30 às 22h. Em Santa Rita, as apresentações serão realizadas na Praça Getúlio Vargas, e em Cajazeiras, no Ginásio da Escola Estadual Dom Moisés Coelho.

Serão aceitos projetos e experiências de aprendizagens, individual ou em grupo, com comunidades, práticas pedagógicas exitosas realizadas por professores da EJA do ensino presencial, semipresencial e em prisões, desenvolvidas com base na concepção freiriana. “Estamos realizando este projeto para que a sociedade tome conhecimento das boas práticas e experiências que estão sendo desenvolvidas pelas instituições na Educação de Jovens e Adultos na Paraíba”, contou a gerente executiva de Educação de Jovens e Adultos, Maria Oliveira.

Ano Cultural – Lançado pelo Governo do Estado na última quinta-feira (19), o Marco Ano Cultural Paulo Freire marca o Cinquentenário da Campanha de Educação Popular (Ceplar) e do Movimento 40 Horas de Angicos. O evento é uma promoção do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), em parceria com a Cátedra da Unesco de EJA/UFPB. Na ocasião, ocorreu a assinatura de um convênio para a construção do Observatório da EJA entre os Governos da Paraíba e do Rio Grande do Norte, Fundação Roberto Marinho e Cátedra Unesco EJA, além de apresentação de vídeos e palestras.

Programação – Veja a programação do Ano Cultural 2013 – A cultura Freireana na Educação de Jovens e Adultos no estado da Paraíba:

23 a 27/09: Inscrição de projetos ou experiências para o Festival de Aprendizagem na página do Governo www.paraiba.pb.gov.br

17/10: Exposição sobre Paulo Freire na Escola Estadual Raul Machado, às 19h30.

Culminância nas escolas dos projetos desenvolvidos e seleção das apresentações, por níveis de ensino, para a Mostra Cultural a ser realizada em local indicado pela GRE.

25/10: Mostra Cultural nas 14 Gerências Regionais de Educação

20/11: Festival de Aprendizagem em João Pessoa

21/11: Festival de Aprendizagem em Santa Rita

22/11: Festival de Aprendizagem em Cajazeiras

Ficha de Festival de Aprendizagem 2013