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Insa firma parceria com a Unicef para projetos de educação contextualizada

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011 - 15:28 - Fotos: 

O diretor do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCT), Roberto Germano Costa, reuniu-se nesta quinta-feira (10), com a especialista em monitoramento e avaliação de políticas públicas do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Maria da Conceição Cardozo, para firmar parceria que visa fortalecer os projetos de educação contextualizada para a convivência com o Semiárido brasileiro.

O objetivo da parceria é unir, ampliar e potencializar os trabalhos e as estratégias que vem sendo realizados por essas instituições no âmbito da educação do Semiárido brasileiro.

O Insa considera os investimentos em educação contextualizada como uma das suas prioridades e tem desenvolvido projetos nessa área de importante repercussão para o Semiárido brasileiro, como é o caso dos 22 cursos de especialização aprovados junto ao edital Nº 35/2010, lançado pelo CNPq/Insa para a capacitação de professores, da publicação de material didático relacionado com o tema, além da realização, em parceria com a Resab (Rede de Educação do Semiárido Brasileiro) do I Seminário sobre Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido Brasileiro, ocorrido em 2010.

A segunda versão desse evento está prevista para ocorrer em novembro deste ano, em  Petrolina-PE, na Univasf (Universidade Federal do Vale do São Francisco) e o convite do diretor do Insa ao Unicef para compartilhar essa ação foi aceito.

Desde 1999, o Unicef, por meio do projeto Selo Unicef, desenvolve iniciativas para estimular os municípios a executar políticas públicas que assegurem às crianças e  adolescentes um espaço de cidadania. Trata-se de um reconhecimento internacional que o município pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida infanto-juvenil. Todos os Estados que integram o Semiárido brasileiro estão envolvidos nesse projeto, fortalecido pela criação do pacto “Um mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido”, documento assinado pelos governadores, em 2004, que atesta o compromisso assumido em adotar medidas para a melhoria das condições de vida das crianças e dos adolescentes da região, cumprindo metas nas áreas de saúde, educação e proteção.

O diretor do Insa afirma estar satisfeito com essa aproximação com o UNICEF e espera contribuir para amenizar os problemas da região. “O nosso objetivo é, por meio de projetos educacionais, mostrar as potencialidades do Semiárido brasileiro, com o compromisso de assumir a semiaridez como vantagem e promover o desenvolvimento humano, valorizando as riquezas da nossa região”, assevera Germano.

Já a representante do Unicef avalia essa cooperação com o Insa como “uma grande parceria, porque estamos unindo forças para fortalecer a educação para a convivência com o Semiárido brasileiro e contribuir com a integração das políticas públicas de incentivo às ações inovadoras de atenção à população Infanto-Juvenil da região”.

Nas próximas semanas, haverá um encontro em Recife-PE, entre o diretor do Insa e o coordenador do Unicef Recife, Salvador Soler Lostão, para formalizar um termo de cooperação e definir as ações e estratégias dessa parceria.