João Pessoa
Feed de Notícias

Iniciativa do Governo do Estado é lançada na sede da 1ª Ciretran, naquela cidade

terça-feira, 8 de junho de 2010 - 16:59 - Fotos: 
Centenas de taxistas de Campina Grande (PB) participaram na manhã desta terça-feira (8), na sede da 1ª Ciretran, da solenidade de lançamento da campanha ‘Paz no Trânsito, a gente é que faz!’, promovida pelo Governo do Estado e vários parceiros com o objetivo de reduzir os acidentes automobilísticos na Paraíba, que vitimam centenas de pessoas todos os anos. Com a adesão, eles passam a fazer parte do ‘Cardápio Táxi’, um serviço que divulga os dados dos veículos cadastrados e à disposição dos clientes que optarem por voltar para casa de táxi, principalmente depois de ingerir bebidas alcoólicas.

A solenidade desta terça-feira foi comandada pelo superintendente do Detran da Paraíba, coronel Francisco de Assis, e contou com a participação do diretor da 1ª Ciretran, Derlópidas Neves; da representante da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), Marília Santiago, e da secretária de Interiorização da Ação do Governo, Ana Cláudia Nóbrega Vital do Rego.

Na oportunidade, houve também apresentação da quadrilha junina ‘Mistura Gostosa’ e encenação de diversas situações que ocorrem no trânsito devido ao uso de álcool, imprudência ou desrespeito as leis. As encenações foram feitas pelo grupo ‘Arretado Produções’ de forma simples e direta e chamaram a atenção para detalhes como dirigir embriagado, avançar o sinal vermelho ou usar o telefone celular quando se está dirigindo.

Redução de índice – Ao falar sobre a campanha o superintendente do Detran-PB, coronel Francisco de Assis, elogiou a iniciativa do governador José Maranhão. “Mais que uma campanha do governo, o ato representa um chamamento a todos para que se unam em torno da valorização da vida e do respeito às leis de trânsito”, disse. Ele lembrou que o trânsito hoje no Brasil mata cerca de 60 mil pessoas por ano e isso não pode continuar acontecendo. “Temos que nos unir para dar exemplo de redução desses números para todo o Brasil”, comentou.

A secretária de Interiorização, Ana Cláudia Nóbrega, lembrou um fato triste que aconteceu recentemente quando a defensora pública geral do Estado, Fátima Lopes, morreu vítima de um acidente em João Pessoa, provocado por uma pessoa que dirigia embriagada, e disse que a partir daquele momento “o governador José Maranhão decidiu tomar a iniciativa de reunir esforços para reduzir a violência no trânsito e o primeiro passo foi promover a campanha, cujo lançamento hoje em Campina Grande representa um importante momento da nossa história”.

A secretária entende que “o governador Maranhão foi muito feliz em chamar para si tal responsabilidade. Agora cabe também a cada um de nós fazer sua parte para que a paz no trânsito seja realmente conseguida”, completou.

Respeito à vida – O presidente do Sindicato dos Taxistas, José Domingos, também usou da palavra e destacou a iniciativa do Governo do Estado em promover tal campanha, “que será levada para toda a Paraíba como forma de chamar para cada um – pedestre ou condutor de veículo – o fato de se respeitar a sinalização e principalmente a vida humana. É preciso que todos se engajem nesta campanha, pois a paz no trânsito depende de todos nós”, comentou o sindicalista.

Também presentes à solenidade, o presidente da Câmara de Vereadores, Nelson Gomes Filho; a gerente da 3ª Regional de Educação, Socorro Ramalho; os representantes da Gran Táxi, Tarcísio José de Lima; da Campina Táxi, Maria Nadja; da cooperativa Paraiba Rádio Táxi, Alex Fábio; e do presidente do Sindicato dos Taxistas, José Domingos e do Sindicato dos Mototaxistas, Isaac Noronha.
 

Apolinário Pimentel, com fotos de Hiran Barbosa, da Secom-PB em Campina Grande