João Pessoa
Feed de Notícias

Iniciativa busca a conscientização de motoristas e a prevenção de acidentes, humanizando o trânsito

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010 - 16:42 - Fotos: 

'Basta um gole para causar um acidente. Você sabe disso’ é o conceito da campanha educativa do Departamento de Trânsito do Estado da Paraíba (Detran-PB) lançada pelo Governador José Maranhão na manhã desta terça-feira (9), no Palácio da Redenção, em João Pessoa. O objetivo é conscientizar os condutores de que ao dirigirem sob efeito do álcool eles estão assumindo a responsabilidade diante das possíveis consequências dessa perigosa combinação.

A campanha está fundamentada em ações de conscientização e prevenção, buscando fomentar um trabalho conjunto entre governo, iniciativa privada, educadores e sociedade a fim de provocar mudanças de comportamento e a humanização do trânsito. O Detran-PB realizará fiscalizações diárias, com bafômetros, em diversos pontos das principais cidades da Paraíba, escolhidos estrategicamente, além de abordar outras ações preventivas, incentivando o uso do cinto de segurança, a realização de revisões periódicas nos veículos e o risco de dirigir falando ao celular, infração bastante recorrente.

A mídia inclui filmes publicitários, spot, outdoor, anúncios em jornais impressos e internet, com alcance em todo o Estado da Paraíba, distribuição de panfletos, de descansos de copo, bandanas, leques, folders sobre direitos e deveres no trânsito, além de aventais com mensagens preventivas, que o Detran-PB irá fornecer para serem utilizados por funcionários de estabelecimentos como bares, restaurantes e casas de shows que aderirem à campanha. Também será realizada propaganda aérea através de faixa, com os dizeres da campanha, puxada por uma aeronave que irá sobrevoar o litoral paraibano.

Construção coletiva – Compreendendo a importância de promover uma mudança cultural permanente, o que se configura como um grande desafio, o Departamento de Trânsito da Paraíba realizou um planejamento detalhado, que teve início no final de 2009. A campanha a ser operacionalizada na próxima semana é o resultado desse trabalho, indo além das mídias tradicionais através de ações diversificadas que serão implementadas gradualmente durante o ano de 2010.

Edilson Sobreira, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes na Paraíba (Abrasel-PB), que participou das reuniões de planejamento da campanha, avalia de maneira positiva a iniciativa do Detran-PB e comemora o fato das ações terem sido planejadas com a participação de diversos setores da sociedade, como representantes de ONGs e educadores, com a intenção de se estabelecer um trabalho contínuo.

 “Para a Abrasel a campanha é positiva principalmente por não ser só punitiva, mas preventiva, pois teremos que mudar uma questão cultural. A reunião que tivemos foi muito valiosa, porque vários segmentos estavam reunidos. Ainda podemos salvar muitas vidas a partir das ações de orientação e de uma forte divulgação. Nossa esperança é que daqui a poucos meses tenhamos um trânsito bem mais tranquilo, com bem menos acidentes”, concluiu.

Educação – No setor educacional, o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado da Paraíba (Sinep) é uma entidade parceira importante, visto que as escolas particulares trabalharão, através de seus alunos, o ensino da educação para o trânsito, conforme esclarece o professor Odésio Medeiros, presidente da entidade e entusiasta da campanha. “Nós, das escolas particulares, iremos incrementar este trabalho junto aos nossos alunos para que eles transmitam aos seus pais a preocupação com relação à bebida e à direção. A escola particular está pronta, está solidária a esta campanha e não medirá esforços no sentido de contribuir para que tenhamos sucesso”.

Exposição – O planejamento inclui ainda a exposição ‘Detran em movimento’, que deverá percorrer shoppings e locais públicos, levando informações a partir de fotografias de acidentes no trânsito e vídeos com depoimentos de sobreviventes e parentes de vítimas.

Para que as ações sejam permanentes, o Detran-PB também pretende realizar cursos de capacitação de professores multiplicadores de educação para o trânsito, incentivando-os a torná-la um tema transversal e interdisciplinar. O objetivo é ampliar gradualmente as parcerias com instituições de ensino público e privado e, num futuro próximo, implantar a Escola Pública de Educação do Trânsito, que será um espaço para realização de seminários, encontros e cursos voltados principalmente para motoristas infratores.

 

Da Assessoria de Imprensa do Detran-PB