João Pessoa
Feed de Notícias

Informatização reduz tempo de julgamento dos contribuintes no Conselho de Recursos Fiscais

terça-feira, 14 de agosto de 2012 - 16:04 - Fotos: 

Um novo sistema de informática, que está sendo desenvolvido pela Gerência de Tecnologia de Informação (GTI) da Secretaria de Estado da Receita, reduzirá pela metade o tempo de tramitação e de julgamento dos processos de contribuintes no Conselho de Recursos Fiscais do Estado. O tempo médio atual é um ano, mas deverá cair para seis meses com o novo programa, que usará a tecnologia da informação para melhorar a qualidade da prestação jurisdicional da Justiça Administrativa do Estado.

O secretário de Estado da Receita, Marialvo Laureano, disse que a Gerência de Tecnologia deverá finalizar a implantação do novo sistema até o final deste ano, proporcionando uma nova dinâmica aos ritos processuais. “A Receita Estadual passará nos próximos anos por um forte investimento em tecnologia de informação para melhorar os serviços prestados aos contribuintes paraibanos com inscrição estadual. Vamos modernizar a gestão e reduzir o atraso no setor. O Conselho de Recursos Fiscais será apenas um dos setores que ganhará maior agilidade”, frisou.

Para a presidente do Conselho de Recursos Fiscais, Patrícia Márcia de Arruda Barbosa, o novo sistema de informática, além de agilizar o tempo de análise dos processos na Corte, vai reduzir os custos com papel e tinta e melhorar o armazenamento dos arquivos, que passarão a ser eletrônicos. “O processo de informatização vai diminuir drasticamente o número de cópias que são retiradas para os membros da Corte de cada processo, uma medida que combina redução de custos com ação benéfica ao meio ambiente”, comentou.

Ela adiantou que a busca por inovação por meio do uso amplo das ferramentas de informática tem sido uma preocupação constante dos membros do Conselho de Recursos Fiscais com o intuito de melhorar a eficiência e celeridade da Justiça Administrativa Fiscal.

Novos equipamentos – A Gerência de Tecnologia da Informação da Receita Estadual entregou, no último mês de julho, nove notebooks para os membros do Conselho de Recursos Fiscais. Os novos equipamentos fazem parte do programa de modernização da atual gestão da Secretaria de Estado da Receita.

No primeiro semestre deste ano, a Receita Federal do Brasil fez duas doações de equipamentos de informática à Secretaria de Estado da Receita. Ao todo, foram doados 101 computadores portáteis, entre notebooks e netbooks.