Fale Conosco

21 de agosto de 2012

Informatização da Segurança Pública na Paraíba é discutida com secretária nacional em Brasília



O secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social (Seds), Cláudio Coelho Lima, se reúne na manhã desta quarta-feira (22) com a secretária nacional de Segurança Pública (Senasp), Regina Miki. O encontro acontece em Brasília (DF), na sede do órgão, que é vinculado ao Ministério da Justiça (MJ) e inclui a customização do Sistema de Informação de Segurança Pública da Paraíba, com o objetivo de atender às exigências do Sistema Nacional de Informação de Segurança Pública Prisional e sobre Drogas (Sinesp).

“Nosso objetivo é verificar que projetos podem ser implementados e as condições para a aprovação de alguns deles. Queremos ainda pôr em prática o projeto de monitoramento de Campina Grande com recursos do Governo Federal e tratar de questões da Polícia Judiciária, inclusive a presença de equipes da Força Nacional no Estado”, detalhou Cláudio Lima.

Segundo o secretário, outros assuntos que serão discutidos com Regina Miki são o enfrentamento ao crack na Paraíba e a realização de cursos na área de Inteligência no mês de setembro.

Sobre a informatização do Sistema de Segurança Pública paraibano, Cláudio Lima revelou que já está em fase experimental a implementação do laudo pericial on line no Instituto de Polícia Científica (IPC). “A disponibilização  das informações pela internet vai agilizar o trabalho das polícias e, por consequência, otimizar o atendimento à população”, destacou, acrescentando que esse processo será seguido pela informatização dos Boletins de Ocorrência eletrônicos.

O Sinesp foi criado pela Lei Federal nº 12.681/2012, com a finalidade de armazenar, tratar e integrar dados e informações para auxiliar na formulação, implementação, execução, acompanhamento e avaliação das políticas relacionadas com segurança pública, execução penal e enfrentamento do tráfico de crack e outras drogas ilícitas.

Outras atividades – O secretário da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima, ainda participa, nesta quarta-feira (22), da solenidade de lançamento do Plano Estratégico da Segurança Pública do Estado de Goiás. Já na quinta-feira (23), ele segue para Recife (PE), onde representa a Paraíba na 34ª Reunião ordinária do Conselho de Segurança Pública do Nordeste (Consene).