Fale Conosco

17 de janeiro de 2013

Indústria quer instalar Centro de Referência em Pecuária Leiteira na PB



ricardo recebe empresario marcos guedes foto roberto guedes 7Durante audiência na manhã desta quinta-feira (17) com o governador Ricardo Coutinho, no Palácio da Redenção, o empresário Marcos Guedes, da indústria Laticínio Belo Vale, apresentou projeto de criação de um Centro de Referência para a Pecuária Leiteira na região das Várzeas de Sousa, no Sertão paraibano.

Marcos Guedes disse que a idéia do projeto é criar um centro que possa formar os produtores de leite da região sobre gestão, mercado e manejo do leite.  O centro seria estruturado com uma indústria de ração e, em um segundo momento, com uma indústria de leite tipo longa vida.

O empresário afirmou que experiências como estas foram adotadas com sucesso em Goiás e têm tudo para dar certo também na Paraíba. “A meta é criar uma mentalidade de gestão junto aos produtores, possibilitando o aumento e melhoria da qualidade da produção do leite no Sertão, que é uma das regiões mais propícias do Estado para a pecuária leiteira”, explicou Guedes.

O governador Ricardo Coutinho ressaltou que interessa  ao governo apostar no desenvolvimento da pecuária no Sertão, que detém 47,2% da produção leiteira do Estado. Ele destacou que o empresário Marcos Guedes é um empreendedor de visão e que engrandece a Paraíba ao consolidar a indústria de Laticínio Belo Vale, nascida em Sousa, e com filial em Jaboatão dos Guararapes, como uma das maiores do Nordeste.

ricardo recebe empresario marcos guedes foto roberto guedes 2

A presidente da Cinep, Tatiana Domiciano, que também participou da audiência, destacou que o governo do Estado vai ser parceiro através da secretaria de Agropecuária e Pesca e da própria companhia de industrialização para concretizar a ideia. “É um projeto que entra no contexto da interiorização do desenvolvimento da Paraíba, neste caso em Sousa, onde a Belo Vale já está consolidada e pode consolidar a região como referência da produção leiteira”, completou.

A indústria Laticínio Belo Vale, produtora da marca Isis, está finalizando o projeto de ampliação em Sousa, que até 2015 vai triplicar a produção que hoje é de 80 mil litros de leite processados por dia. A previsão é que a partir de março a fábrica possa operar com sua capacidade ampliada, saindo dos atuais 370 para 420 funcionários.

O investimento no empreendimento foi de R$ 12 milhões.  De acordo com Marcos Guedes, o grupo decidiu investir na cidade de Sousa por ser a sede da empresa e por estar em posição estratégica para a distribuição dos produtos num raio de 360º, ou seja, para a Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte e parte de Pernambuco.

A empresa Belo Vale comercializa em vários estados do Nordeste produtos à base de leite, como iogurtes, bebidas lácteas, bebidas à base de frutas, chás, requeijão cremoso, queijo mussarela, ricota, manteiga, nata e doce de leite.