João Pessoa
Feed de Notícias

Índice reduzido de desperdício nas Centrais de Abastecimento da PB será enfocado no evento

terça-feira, 13 de outubro de 2009 - 18:05 - Fotos: 

O índice de desperdício nas Centrais de Abastecimento da Paraíba, em João Pessoa, Campina Grande e Patos, administradas pela Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (Empasa), não chega a 5% do que é comercializado. O exemplo da estatal é um dos enfoques da 2ª Semana Paraibana da Alimentação a ser aberta nesta quarta-feira (14), às 8h30, no auditório da estatal no bairro do Cristo Redentor, na Capital, com a presença de autoridades e representantes de entidades de classe.

O presidente do Conselho de Segurança Alimentar na Paraíba (Consea-PB), Marçal Cavalcanti, revela que a metodologia do evento será debater e discutir através de mesas-redondas com a participação de órgãos que lidam com as atividades de abastecimento e segurança alimentar, como também com a participação da sociedade civil e beneficiários de programas da área, a construção de um plano. “Pois está faltando uma política pública para nortear as ações na área de segurança alimentar e abastecimento”, lembra.

“O papel da Empasa neste contexto é bastante relevante pelas informações sobre volume comercializado, entre outras, geradas nas Centrais de Abastecimento. E o Brasil depende destas informações para formular as ações em benefício do setor,” destaca Marçal.
Público – Ele informa que está sendo esperada a participação de 100 pessoas durante os três dias do evento. Para isso, foram convidados especialistas, técnicos e gestores que lidam com segurança alimentar e abastecimento.

O presidente da Empasa, Germano Targino, adianta que para melhorar a qualidade das informações geradas nos três entrepostos de comercialização foi formada uma equipe interna de trabalho, que executará um plano de capacitação para treinar os orientadores de mercado e outros profissionais que estão envolvidos na área. “Além disso, estamos implantando um programa nas portarias das centrais de abastecimento para mostrar com fidelidade o volume de produtos, arrecadação, entre outros,”, observa.

Germano ressalta ainda que a Empasa vai montar um Banco de Dados com as informações geradas nas unidades de comercialização e, via Internet, disponibilizará essas informações para o Programa de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort) da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

A 2ª Semana Paraibana de Alimentação tem como tema ‘Segurança Alimentar em Época de Crise’ e está sendo promovida pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Governo do Estado, através da Empasa, e Consea.

 

Assessoria de Imprensa da Empasa