João Pessoa
Feed de Notícias

Inaugurada Sala de Situação em Campina Grande

terça-feira, 21 de agosto de 2012 - 08:46 - Fotos:  Francisco Morais/Secom-PB

A Paraíba já conta com a Sala de Situação de monitoramento, onde todas as variações do tempo e do solo, além dos recursos hídricos, podem ser acompanhados por técnicos da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e demais órgãos da administração estadual, no trabalho preventivo de eventos como secas e enchentes. A inauguração do espaço aconteceu na segunda-feira (20), no campus da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), no bairro Bodocongó.

Para o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, João Azevedo, a iniciativa representa um “avanço para o Estado, na implantação de uma política voltada para o aperfeiçoamento do setor e para o acompanhamento climático. Estamos aqui, a partir de agora, interligados à Agência Nacional das Águas (Ana) e produzindo conhecimento. Mais que isso, estamos protegendo vidas e construindo projetos para a Paraíba”.

Na compra de computadores e outros equipamentos foram investidos mais de R$ 2 milhões, em uma parceria entre o Governo do Estado e a Ana. “A Paraíba sai na frente e tem aqui um equipamento muito importante para colocar o Estado dentro de nosso sistema nacional, de prevenção a catástrofes”, explicou o superintendente adjunto da Ana, Manfredo Pires Cardoso.

O senador Cássio Cunha Lima, que participou da solenidade, ressaltou a parceria do Governo do Estado com a Ana e a UFCG na implantação do centro. Também prestigiaram a inauguração meteorologistas, professores da UFCG, secretários do Estado e representantes da Defesa Civil estadual e do Corpo de Bombeiros.

Plataformas - O centro de gestão de situações críticas já conta com 14 plataformas de coleta de dados e outras seis vão ser instaladas até o final de agosto. Os aparelhos possuem sensores de chuva, pressão barométrica e de nível da água, e transmitem as informações via satélite para os computadores instalados na Aesa.