Fale Conosco

26 de fevereiro de 2014

Imprensa nacional destaca belezas do litoral paraibano e a história de João Pessoa



O Destino Paraíba voltou a ser tema de uma reportagem ampla no principal jornal da cidade de Bauru, em São Paulo. Na edição de quinta-feira (20), o caderno de Turismo do Jornal da Cidade, um dos mais lidos na região, dedicou capa e mais duas páginas revelando aos leitores detalhes do litoral paraibano, de Norte a Sul, enaltecendo a beleza, as águas cristalinas e alguns de seus personagens, como o músico Jurandy do Sax.

A reportagem, assinada pela jornalista Bruna Toni, não poupa adjetivos elogiosos à imensidão do litoral paraibano. Ela ‘percorre’ em seu texto detalhes que fluem na imaginação do leitor, que pode ter a certeza de que aqueles locais tiveram a mão divina, pelo estado de encantamento que traz a cada passo da escrita, a cada novidade que se apresenta, a cada revelação, que surpreende.

A jornalista elenca uma série de atrativos, desde as piscinas naturais do Seixas, passando pelas areias do Parque de Areia Vermelha, cruzando o litoral Sul, até regressar no final da tarde para curtir o tradicional pôr do sol, na praia do Jacaré, em Cabedelo. Na opinião de Bruna Toni, os leitores precisam conhecer de perto todos os atributos turísticos encravados ao lado de dois destinos já tradicionais em Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Na reportagem, Bruna Toni não esquece da história do surgimento da cidade de João Pessoa, e faz uma narrativa bem didática revelando o crescimento da capital paraibana, que nasceu no Centro e foi se desenvolvendo rumo ao litoral. A jornalista cita a importância da passagem dos portugueses pela Paraíba, apontando monumentos religiosos, como a Igreja de São Francisco e o Convento de Santo Antônio como dois dos principais locais que não podem deixar de ser visitados.

Paulistas – De acordo com a presidente da PBTur – Empresa Paraibana de Turismo, Ruth Avelino, a reportagem veiculada no jornal de Bauru é resultado de uma parceria antiga que a estatal tem com a editora de Turismo, Eliane Barbosa, que sempre tem sido bastante receptiva e simpática com a Paraíba. “Ela (Eliane) estará em breve com a gente para conhecer pessoalmente algumas de nossas novidades”, revelou a executiva, que é amiga da jornalista paulista desde quando atuava na imprensa paraibana.

Sobre a reportagem, Ruth Avelino voltou a destacar a importância da mídia espontânea, que tem sido um diferencial importante no processo de divulgar os roteiros paraibanos na imprensa de todo o Brasil e até no exterior. “Desde que assumi a PBTur, há três anos, sempre estabeleci uma relação muito estreita com os jornalistas, porque sou da área e sei da importância de cada veículo, a repercussão positiva das reportagens na atração de turistas, além da economia de gastos com publicidade”, disse.

Reportagens como a veiculada no Jornal da Cidade, em uma cidade de grande porte do interior de São Paulo, reforçam as estatísticas da PBTur sobre a forte presença dos paulistas na Paraíba. “São Paulo é o maior emissor de turistas para o Nordeste e um mercado que traz excelentes resultados para os setores como hotelaria, receptivo e gastronomia. Os paulistas adoram praia e sol, dois produtos que nós temos de sobra o ano inteiro”, pontuou Ruth Avelino.