João Pessoa
Feed de Notícias

Imeq terá posto de verificação de cargas perigosas em Mangabeira

terça-feira, 29 de dezembro de 2009 - 20:02 - Fotos: 

O Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial da Paraíba (Imeq-PB) vai construir, ainda no primeiro semestre de 2010, um novo posto de verificação de cargas perigosas no Bairro de Mangabeira, em João Pessoa. Essa é uma das ações do programa de trabalho elaborado para o próximo ano, que pretende ampliar em cerca de 10% a fiscalização em todo o Estado.

Também será implantado Sistema de Gestão Integrada, transmitindo informações on-line de qualquer local do Estado para a sede do Instituto. No ano de 2009 foram fiscalizados aproximadamente 42 mil instrumentos metrologia legal, nos 223 municípios paraibanos.

Mais inspeções – O diretor técnico de Fiscalização do Imeq, Ivanildo Albuquerque, informou que em 2010 serão ampliadas as fiscalizações das balanças das famárcias e a inspeção dos ônibus escolares doados pelo Governo Federal aos municípios da Paraíba.

“Essas ações serão intensificadas para garantir que todos os municípios sejam fiscalizados e recebam os certificados do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). A expectativa é de ampliar em 10% nosso trabalho”, frisou.

O Sistema de Gestão Integrada vai garantir que as oito equipes de fiscalização do Imeq transmitam, através informações on-line de todos os pontos da Paraíba. Para isso, serão adquiridos palm tops. Já a construção do novo posto de verificação de cargas vai possibilitar agilidade no atendimento aos cerca de 1.000 caminhões que são aferidos, anualmente, garantindo seu certificado e liberação para circulação.

Balanço de 2009 – O Imeq conseguiu fiscalizar todos os produtos de consumo da área da metrologia legal, entre eles: postos de gasolina (verificação de bombas de abastecimento), supermercados (produtos alimentícios perecíveis e não-perecíveis ), balanças (comerciais, industriais, rodoviárias e agropecuaria), construção civil (blocos cerâmicos, cimento, telhas e tijolos) e eletroeletrônicos (fogão, geladeira, ar condicionado, som, máquina de lavar).   

Já na área de qualidade foram fiscalizados 11 mil produtos como brinquedos, lâmpadas, sofás, preservativos masculinos, instintores, pneus, cadeiras e roupas para verificar se tinham o certificado do Inmetro. “Os brinquedos foram os produtos mais apreendidos nas fiscalizações deste ano. Conseguimos retirar do mercado 1.784 produtos que estavam sendo comercializados sem o certificado”, explicou.

Além das fiscalizações realizadas regularmente, o Imeq faz outras 12 operações especiais por ano, cobrindo eventos como carnaval, páscoa, dia dos namorados, dia das crianças, festas natalinas e férias. O Instituto também trabalha com uma ouvidoria para receber denúncias ou reclamações dos consumidores e comerciantes, através do telefone 0800-281-7411. Mais informações pelo site www.imeq.pb.gov.br.

Gledjane Maciel, da Secom-PB