Fale Conosco

27 de maio de 2009

IMEQ realiza fiscalização em estabelecimentos comerciais



O Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial da Paraíba (IMEQ) vem realizando visitas constantes a diferentes pontos do Estado, em especial a supermercados, feiras livres e lojas diversas que vendem material de construção e produtos têxteis. O objetivo é verificar a qualidade das mercadorias e garantir segurança aos consumidores na hora da compra de produtos nesses locais.

Desde o início de 2009, essas inspeções envolvem sempre um setor do mercado. Em janeiro, por exemplo, as fiscalizações se concentraram na volta às aulas e os fiscais ficaram de olho na comercialização de fardamentos e materiais escolares diversos. Em fevereiro, a atenção esteve voltada para os preservativos masculinos. Nos meses de março e abril, os focos foram brinquedos, chocolates e os produtos da Páscoa. Em maio, os produtos têxteis, cama, mesa, banho e moda feminina mereceram destaque, por ser considerado o ‘Mês das Mães’.

No período todo foram realizadas 734 ações fiscais, que resultaram em 108.427 produtos fiscalizados nas operações de rotina, constatando-se 399 irregularidades que resultaram em apreensões, 305 delas de produtos têxteis.

O diretor superintendente do IMEQ, Sérgio de Tarso Vieira, revela que de 1º de janeiro até 31 de março deste ano foram efetuadas 5.687 visitas, apreendidos 140 equipamentos, sendo interditados 18 instrumentos e emitidos 68 autos de infração. Dos equipamentos aferidos, 15.109 foram aprovados e 150 reprovados.

Ana Neves, do Turismo e Desenvolvimento Econômico