Fale Conosco

4 de agosto de 2011

IMeq-PB vai inaugurar novo Posto de Cargas Perigosas



O Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial da Paraíba (Imeq-PB) está finalizando, na sede de Mangabeira, em João Pessoa, a implantação do Posto de Cargas Perigosas, que funcionava na antiga sede, em Jaguaribe. O novo posto é maior e mais adequado à inspeção de caminhões-tanque.

A partir do dia 15 deste mês, até três caminhões poderão ser inspecionados simultaneamente. Antes, no antigo espaço, havia fila de espera e o atendimento era de um veículo por vez.

O diretor superintendente do Imeq-PB, Krol Jânio Palitot Remígio, revelou que outra vantagem do novo posto é que subiu de 60 mil litros para 280 mil litros a capacidade para a verificação dos caminhões. Agora o órgão vai ter condições de verificar, por dia, até 14 caminhões transportadores de combustíveis.

Ezequias Alves da Silva, metrologista do Imeq, explica que na aferição e inspeção dos tanques para transporte de combustíveis é observado, na área de segurança, se o tanque tem alguma trinca, se as válvulas de pressão estão funcionando normalmente e o estado de conservação das tampas dos tanques. Na parte de volume, o Imeq também faz a aferição para saber se o caminhão está transportando o volume exato do combustível informado na nota fiscal.

Cronotacógrafo – O Imeq-PB também colocará em funcionamento o cronotacógrafo. O Certificado de Verificação Metrológica em cronotacógrafos já é obrigatório desde 2009 em veículos-tanque de transporte de produtos perigosos, veículos escolares e coletivos de passageiros em geral, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro.

O cronotacógrafo é um instrumento que registra a velocidade, o tempo e a distância percorridos por um veículo em seu deslocamento. As informações registradas permitem o monitoramento do veículo, e são aceitas legalmente como prova em caso de acidentes ou suspeitas de má condução.

Com o cronotacógrafo, o instituto vai verificar os tacógrafos instalados em caminhões, ônibus, vans, para constar os dados sobre velocidade e outras informações. A análise e controle dessas informações objetivam ajudar na redução de acidentes no trânsito. O Certificado de Verificação Metrológica do cronotacógrafo é obtido por meio de ensaios realizados em postos licenciados pelo Inmetro.