Fale Conosco

8 de fevereiro de 2013

Imeq-PB encerra fiscalização de artigos carnavalescos nesta sexta-feira



O Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial da Paraíba (Imeq-PB) encerra,  nesta sexta-feira (8), a fiscalização de artigos para as festividades carnavalescas. A ação foi iniciada no mês passado e observa o cumprimento de normas técnicas em fantasias, brinquedos e até preservativos.

Segundo o Setor de Qualidade do Imeq-PB, os produtos que fogem às regras do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), podem ser apreendidos durante as fiscalizações. Os comerciantes estão sujeitos a notificação e multa. Posteriormente, será feito o balanço com os números de inspeções e apreensões realizadas.

A próxima operação do Imeq-PB foi programada para o período que antecede a Páscoa, entre os dias 18 e 23 de março, quando os fiscais inspecionarão brinquedos s produtos vendidos nesse período.

Imeq-PB – É o órgão responsável por fiscalizar a qualidade de produtos e serviços. O Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial da Paraíba é considerado o segundo melhor do país. O órgão fiscaliza mais de uma centena de produtos, além de conferir medidas de peso ou volume de alimentos. Entre os produtos fiscalizados e inspecionados estão: balanças, capacetes, mamadeiras, brinquedos, lâmpadas, televisores e vários outros.

De acordo com o superintendente do Imeq-PB, Krol Jânio Palitot, o papel do Instituto é defender os direitos do cidadão e consumidor. O órgão é delegado do Inmetro, que orienta e fiscaliza dentro do Estado da Paraíba. O Inmetro, através de portarias e procedimentos de fiscalização informa ao Imeq-PB e aos demais órgãos representantes quais produtos devem ser fiscalizados. “As mercadorias comercializadas no Estado da Paraíba são examinadas nas ações periódicas e nas ações eventuais”, explicou o superintendente.