Fale Conosco

22 de abril de 2015

Imeq lança operação para fiscalizar venda de produtos têxteis para o Dia das Mães no Estado



O Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial da Paraíba iniciou nesta quarta-feira (22) a Operação Dia das Mães. De acordo com a coordenadora do órgão, Pollyana Nóbrega, a ação tem como alvo a venda de produtos têxteis e deve ocorrer até quinta-feira (30) em todo o Estado. Estão sendo fiscalizados itens como composição têxtil, razão social (nome e CNJ do fabricante) e modo de conservação.

A operação segue um calendário de ações programadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), órgão a que o Imeq é delegado. “São ações que têm como principal objetivo fazer com que o consumidor paraibano vá às compras de maneira segura. Com isso, queremos assegurar que ele não seja lesado tanto na questão da qualidade do produto que está levando para casa quanto na saúde, que é o principal”, pontuou.

Um dos profissionais envolvidos na Operação Dia das Mães é Rosinéia Borges, agente fiscal de qualidade do Imeq. “Como essas operações têm sido realizadas com frequência, já não encontramos tantas irregularidades como antes. No entanto, é muito importante que sejam realizadas. Por exemplo, o produto ter a composição têxtil, informando se é poliéster ou algodão, é fundamental para evitar que os consumidores venham a desenvolver processos alérgicos”, disse. “Estamos observando composição têxtil, razão social do produto, modo de conservação, país de origem e o tamanho, seja de cama, mesa ou banho”, prosseguiu.

Alfredo Lobo, diretor de Avaliação da Conformidade do Inmetro, faz outro alerta à população. Segundo ele, é preciso que o consumidor compre esse tipo de produto apenas no mercado formal para evitar falsificação ou etiquetas com informações incorretas.

Os estabelecimentos em que forem encontradas irregularidades terão dez dias para apresentar defesa ao Imeq e estarão sujeitos a multas que variam de R$ 100 a R$ 60 mil, dependendo da gravidade da irregularidade encontrada. Cidades como João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras, Sousa e Patos estão sendo contempladas pela Operação Dia das Mães.