João Pessoa
Feed de Notícias

Imeq avalia uniformes escolares e preservativos em duas operações

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010 - 18:34 - Fotos: 

O Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial da Paraíba (Imeq-PB) iniciou nesta segunda-feira (25) a operação ‘Volta às Aulas’, uma fiscalização que envolve uniformes escolares confeccionados e vendidos em João Pessoa. Na próxima segunda-feira (1º de fevereiro), o órgão realiza a ‘Operação Carnaval’ nas cidades de João Pessoa e Campina Grande.

O diretor técnico do Imeq, Vanildo Albuquerque, disse que essas operações fazem parte de uma programação especial do órgão. “O objetivo é verificar nessas operações especiais a qualidade dos produtos vendidos em larga escala para a população e, caso apresentem problemas, são recolhidos e submetidos a testes”, explicou.

A fiscalização de uniformes escolares será realizada até a próxima sexta-feira (29). Os fiscais observam se o produto tem etiqueta, o número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e a composição, para saber a origem do material têxtil. Todos os estabelecimentos que vendem fardamentos na Capital estão sendo fiscalizados.

Já a ‘Operação Carnaval’, que será realizada de 1° a 12 de fevereiro, tem como foco analisar os preservativos masculinos que estão sendo vendidos em João Pessoa e Campina Grande. “Essa fiscalização é feita por amostragem. Pegamos um número representativo de estabelecimentos que vendem o produto para verificar se tem o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro)”, informou o diretor.

Gledjane Maciel, da Secom-PB