Fale Conosco

9 de setembro de 2009

III Fórum Regional de Vigilância Sanitária conhecerá experiências de sucesso da PB



A Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa) participa do III Fórum Regional de Vigilância Sanitária, que começa nesta quarta-feira (9) e termina na quinta-feira (10), em Maceió (AL). O evento tem como objetivo apresentar e discutir políticas públicas desenvolvidas por estados nordestinos na área de saúde.

A Paraíba conseguiu a representação de experiências de sucesso em vigilância sanitária nos eixos programados para acontecer durante o fórum: conhecimento, organização e gestão dos serviços de saúde, participação e controle social. Um dos trabalhos que vão ser apresentados é a campanha educativa de combate ao tabagismo.
 
Segundo informações do diretor geral da Agevisa, José Alves Cândido, as práticas de vigilância sanitária representam um ganho para os municípios paraibanos. A maioria das ações é de cunho educativo, que minimizam os riscos à saúde da população.
 
“As quinze experiências de sucesso da Paraíba que foram selecionadas para o fórum serão publicadas em revista especializada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Entre elas, cinco serão apresentadas e discutidas durante o evento”, destacou José Alves.
   
Entre os trabalhos que serão apresentados está a atuação da inteligência sanitária da Agevisa frente às organizações criminosas que agem na área de saúde, a exemplo do combate ao comércio de remédios falsificados. O outro representa ações junto aos municípios no controle do serviço de transporte e atendimento pré-hospitalar aos doentes em ambulâncias no estado.

Kátia Pinheiro, Assessoria de Comunicação da Agevisa