Fale Conosco

18 de agosto de 2016

II SEMANA DO PATRIMÔNIO Iphaep realiza curso de formação de professores em Educação Patrimonial, em Bananeiras



Uma parte da equipe do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep) estará em Bananeiras nesta sexta-feira (19). Durante todo o dia, das 8h às 17h, os técnicos do Instituto vão ministrar, na Escola José Rocha Sobrinho, o curso Formação de Professores: Educação Patrimonial. A capacitação tem o objetivo de incentivar os professores (especialmente os das escolas públicas) a conhecerem e divulgarem, entre os alunos, a necessidade de que haja um olhar mais atento em relação ao patrimônio material e imaterial da cidade.

O evento encerra a  II Semana do Patrimônio Cultural da Paraíba, que começou na segunda-feira (15), com a entrega da recuperação do Painel Azulejar do Palácio da Redenção, e que prosseguiu durante toda esta semana, com diversas atividades: na terça-feira, em Mamanguape, aconteceu o EnTenda o Patrimônio, uma ação educativa com a população e as crianças do município histórico; na quarta-feira, houve o lançamento do boletim informativo do Iphaep, o Parahyba; na quinta, a equipe do Iphaep realizou, pela primeira vez, um atendimento especificamente direcionado aos comerciantes do Centro Histórico de João Pessoa. Durante todo o dia, os técnicos estaduais conversaram com os associados do CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas de João Pessoa) e da Associação Comercial da Paraíba.

Capacitação e avaliação – Por meio de aulas expositivas e discursivas, a capacitação Formação de Professores: Educação Patrimonial, em Bananeiras, está dividida em quatro blocos, começando às 8h com: “Contextualização Histórica: Trajetória social e política de Bananeiras – da colonização ao ciclo do café – e construção do patrimônio edificado”, com a professora e coordenadora de História do Iphaep, Márcia Albuquerque. Em seguida, a partir das 10h, será a vez do arqueólogo Carlos Azevedo discorrer acerca da “Educação Arqueológica: educando a população do entorno do Sítio Rupestre Umari, em Bananeiras/PB”.

As aulas recomeçam às 14h, com a explanação dos arquitetos e urbanistas Gabriela Pontes e Danilo de Oliveira, que vão comentar sobre o traçado urbano nas cidades históricas do Brasil, destacando três pontos básicos: noções de arquitetura e urbanismo, identificando os tipos de implantações urbanas e, por fim, identificando os estilos arquitetônicos. “A ideia do Iphaep, ao trabalhar com os professores de Bananeiras nesta capacitação, é abordar  os conceitos sobre patrimônio histórico, arqueológico, artístico e cultural, para que eles possam ser utilizados na sala de aula”, revelou a diretora executiva do Iphaep, Cassandra Figueirêdo.

Segundo ela, a II Semana do Patrimônio Cultural pode ser avaliada como um sucesso. A diretora comentou: “Por meio de uma programação extensa e diversificada, conseguimos chegar ainda mais perto da população e dos anseios dos cidadãos paraibanos: não somente da capital João Pessoa, mas também de outros municípios, como Mamanguape e Bananeiras”.