Fale Conosco

17 de agosto de 2016

II SEMANA DO PATRIMÔNIO Iphaep lança informativo Parahyba nesta quarta-feira, na Vila do Porto            



Nesta quarta-feira, 17 de agosto, se comemora, em todo o Brasil, o Dia do Patrimônio Histórico. Na Paraíba, a data está sendo lembrada com uma programação elaborada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep). Nesta quarta-feira (17), às 17h30, no Vila do Porto, na área do Centro Histórico de João Pessoa, será lançado o Informativo Parahyba.

“Ele é resultado de uma parceria entre o Iphaep e a Lotep e a proposta é de que sirva de canal para a efetivação de encontro com a comunidade”, explica a diretora Cassandra Figueirêdo.  O boletim, que terá periodicidade trimestral, tem 20 páginas. O primeiro número prioriza o resgate da memória dos 431 anos da capital paraibana e dos 45 anos de criação do Iphaep. O leitor vai viajar no tempo e conhecer detalhes da história, arquitetura e patrimônio  da Paraíba, por meio de textos assinados pela equipe técnica do Instituto do Patrimônio estadual: Cassandra Figueiredo Dias  (Edição Especial), Thamara Duarte (Personalidade) Márcia de Albuquerque Alves (História), Arthur Medeiros Veiga Rodrigues (Arquitetura), Bens Móveis e Integrados (Piedade Farias (Bens Móveis e Integrados), Jefferson Fernandes Dantas ( Memória), Carlos Alberto Farias (Arqueologia) e Edvaldo Lira (Bairros).

O informativo Parahyba traz, ainda, detalhes sobre a Legislação estadual que criou o Iphaep (o Decreto nº 5.255. de 31 de março de 1971) e quais os cursos, seminários e eventos    que estão programados para acontecer ainda este ano.  Nas páginas finais, os espaços foram reservados para a educação patrimonial, as crônicas e a arte & cultura. No total, foram impressos 5 mil exemplares, que terão distribuição gratuita durante o lançamento e também nas ações educativas promovidas pelo Iphaep em todo o Estado.

Atendimento a comerciantes – Já nesta quinta-feira (18), a equipe do Iphaep estará realizando, pela primeira vez, um atendimento especificamente direcionado aos comerciantes do Centro Histórico de João Pessoa. Durante todo o dia, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 16h30, na sede do Iphaep (Av. João Machado, 348 – Centro), os técnicos estaduais estarão conversando com os associados do CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas de João Pessoa) e da Associação Comercial da Paraíba.

“Não é preciso agendar. É bastante, tão somente, que os comerciantes  estejam interessados em conhecer que tipos de intervenções podem ou não podem ser feitas, em seus estabelecimentos comerciais, na área do perímetro do Centro Histórico de João Pessoa”, explica a diretora do Iphaep