Fale Conosco

8 de novembro de 2011

II Encontro Estadual de Vigilância Sanitária se encerra nesta quarta-feira



Capacitar os profissionais que trabalham na vigilância sanitária nos municípios e intensificar a descentralização das ações e serviços de vigilância em todo o Estado foram os temas principais desta terça-feira (8) no II Encontro Estadual de Vigilância Sanitária, promovido pela Agência de Vigilância Sanitária da Paraíba (Agevisa-PB), no auditório do Hotel Tambaú. O evento teve início nessa segunda (7) e se encerra nesta quarta-feira (9).

A segunda rodada de discussões contou com a palestra “Procedimentos para Condução da Inspeção Sanitária”, com as especialistas em Regulação e Vigilância Sanitária da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) Andrea Silva e Paula Ferreira; e “Processo Administrativo Sanitário”, com a também especialista em Regulação e Vigilância Sanitária da Anvisa Suzany Moraes.

O papel da Agevisa, segundo o diretor geral, Antônio Sérgio Lemos de Souza, é identificar e fiscalizar as práticas dos serviços de saúde sanitária na esfera estadual, dando a todos os cidadãos o direito pleno à saúde. “Hoje, a Agevisa atua em 183 dos 223 municípios no Estado. A proposta é ampliar esse número, como dispõe a Lei Orgânica de Saúde”, disse.

A Agevisa também capacita os municípios com relação à estrutura física, técnica e financeira, fomentando a descentralização das ações e orientando sobre a liberação de recursos financeiros do Fundo Nacional de Saúde (FNS).

Evento – Estão participando do evento cerca de 530 trabalhadores, inspetores e coordenadores das vigilâncias sanitárias de 193 municípios. Todas as palestras estão sendo gravadas e servirão para a elaboração de um material que será disponibilizado aos participantes do evento.

Programação – 09.11.11

•    8h-12h
•    Processo Administrativo Sanitário – com a especialista em Regulação e Vigilância Sanitária da Anvisa Suzany Moraes
•    14h-15h
Gerenciamento de Resíduos Sólidos em Serviços de Saúde – com o gerente da Gvisa/JPA Ivanildo Brasileiro
•    15h30m-17h
Educação em Vigilância Sanitária – com a técnica da Gvisa/JPA Leila Cordeiro
•    17h-18
Sistema de Informação: Princípios sobre o Sistema de Vigilância Sanitária – com o engenheiro de software e mestre em informática Luciano Henrique