Fale Conosco

26 de setembro de 2013

II Conferência Estadual de Educação da Paraíba começa nesta sexta-feira



Organizada pelo Fórum Estadual de Educação da Paraíba, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEE) e as secretarias municipais de Educação, a II Conferência Estadual de Educação da Paraíba (II COEEPB – 2013) começa nesta sexta (27) e vai até o domingo (29), no auditório do Unipê, em João Pessoa. Esta conferência é preparatória para a II Conferência Nacional de Educação, que será realizada no período de 17 a 21 de fevereiro, em Brasília.

Nesta conferência serão discutidas questões elencadas em um documento base, resultante da condensação das propostas discutidas e votadas nas etapas municipais e estaduais sobre o tema central da Conferência Nacional de Educação 2014 (Conae): “O Plano Nacional de Educação (PNE) na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração e dos sete Eixos Temáticos”.

A secretária de estado da Educação, Márcia Lucena, participará da abertura do evento, nesta sexta-feira (27) a partir das 8h. Após o credenciamento e a realização do Café Cultural, terá início a primeira mesa redonda com a presença dos professores Arlindo Cavalcanti de Queiroz (MEC/SEA/FNE), Walisson Maurício Pinho Araújo (MEC/SASE), Neroaldo Pontes de Azevedo (UFPB) e Antônio Lisboa Leitão de Sousa (UFCG).

À tarde acontecerá a mesa redonda “Gestão e Financiamento da Educação, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração: Papel dos entes federados, distribuição e gestão dos recursos federativos” e, após, a palestra “Pacto Federativo e Piso Salarial Nacional dos Professores da Educação Básica: desafios e perspectivas”.

No sábado (28), serão debatidos temas como “Educação, Direitos Humanos, Relações Étnico-Raciais e Multiculturais”, “Educação integrada: articulação setorial entre educação, cultura, esportes, ciências, tecnologia, saúde e meio ambiente”, “Educação e diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos”, “Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho”, entre outros.

No domingo (29), será realizada a plenária dos segmentos para eleição dos delegados que irão para a etapa nacional da conferência. O evento será encerrado às 17h30 com a homologação dos delegados para a etapa nacional.