Fale Conosco

4 de outubro de 2017

Idosos de Instituições de Longa Permanência visitam Fortaleza de Santa Catarina



sedh semana da pessoa idosa fotos Luciana Bessa (3)Dando sequência à programação alusiva à Semana da Pessoa Idosa, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), idosos de seis Instituições de Longa Permanência (ILPs) – Fanuel, Lar da Providência, Aspan, Divina Misericórdia, Vila Vicentina e Amém –  visitaram, na manhã desta quarta-feira (4), a Fortaleza de Santa Catarina, localizada em Cabedelo.

Na chegada ao local, os idosos foram recepcionados por um guia que apresentou a história da Fortaleza. Após a visita pelas dependências da Fortaleza, músicos do Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (Prima) executaram composições preparadas para instrumentos de sopro.

sedh semana da pessoa idosa fotos Luciana Bessa (17)A gerente executiva de Assistência Social da Sedh, Patrícia Larrissa de Oliveira, afirmou que pela primeira vez no Estado se realiza uma programação vasta e tão abrangente, que integra idosos residentes em ILPs. “Algo excelente, gratificante, uma experiência maravilhosa, principalmente por propiciar a convivência comunitária a esses idosos institucionalizados, que vivem isolados e à margem da sociedade”, destacou.

Para o senhor Paulo Gonçalves de Carvalho (88), natural de Santa Rita, que há 12 anos reside na Associação Metropolitana de Erradicação da Mendicância (Amem), e que pela primeira vez visitava a Fortaleza, “foi tudo em paz, em ordem e muito organizado o passeio. Estou muito feliz em poder participar e conhecer outras pessoas”, comemorou.

Já para a senhora Eliza Batista do Nascimento (72), nascida no bairro de Cruz das Armas, em João Pessoa, e atualmente reside no Lar da Providência, a sensação foi de reencontro, de reviver. “Quando criança, andei muito de trem para Cabedelo, e para a praia com meus pais. Tudo muito bom, desde que começou a semana, tenho participado de tudo”, afirmou.

sedh semana da pessoa idosa fotos Luciana Bessa (18)Programação continua – A programação da Semana da Pessoa Idosa teve continuidade à tarde com a ida de um grupo de idosos ao cinema do Shopping Manaíra, para assistir o filme “Duas de Mim”, enquanto outro grupo assistirá, no Cine Banguê, no Espaço Cultural, o filme “Lisbela e o Prisioneiro”.

Na quinta-feira (5), a partir das 14h30, será reprisado o filme “Lisbela e o Prisioneiro”, no Cine Banguê. A programação Semana da Pessoa Idosa será encerrada na sexta-feira (6), com um almoço dançante na Casa de Recepções Blunelle.