João Pessoa
Feed de Notícias

Ideme reúne servidores e cria Plano de Gestão até 2015

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011 - 18:22 - Fotos: 

Durante três dias, os servidores do Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual (Ideme) se reuniram em um seminário para discutir o papel do órgão como agente de geração de informação para a construção de programas e projetos do Estado, incluindo o Plano de Gestão até 2015. A ideia foi provocar reflexões sobre o desenvolvimento sustentável.

Segundo o superintendente Mauro Nunes, o Ideme irá desempenhar o seu papel com muito mais eficácia, colocando-se à disposição de toda a máquina do Estado. “Os técnicos do Ideme têm nível de excelência reconhecida no campo metodológico e vão aplicar esses conhecimentos em todas as áreas da Paraíba”, disse.

Durante o evento, algumas parcerias importantes já foram negociadas, entre elas, o Empreender-PB, Projeto Cooperar, Famup, PBTur e outras instituições do Estado. “Todo esse processo de integração da equipe visa cumprir a missão do Ideme e definir uma visão de futuro com ações concretas”, observou Mauro Nunes.
   
O seminário foi divido em três partes: no primeiro momento foram firmadas parcerias com vistas a convênios e acordos de cooperação técnica. Em seguida, aconteceram as reuniões dos cinco grupos – formados por servidores e convidados – que fizeram a coleta dos dados e reflexão sobre o papel do Ideme. Durante os três dias, eles discutiram questões internas do Instituto e como aplicar o Plano de Gestão até 2015. Num terceiro momento, de posse dos dados, o superintendente do Ideme, Mauro Nunes, fará a montagem desse plano que será apresentado ao governador Ricardo Coutinho, ao secretário de Planejamento e Gestão, Gustavo Nogueira e, posteriormente, aos parceiros.

A diretora administrativa e financeira do Ideme, Ana Carmem França, o evento possibilitou uma interação entre os servidores e informações sobre as necessidades do Instituto e dos produtos que devem ser oferecidos ao Estado. Ela destacou a confiança do superintendente na equipe e da motivação que se instalou a partir do encontro.
   
Outros servidores também se mostraram satisfeitos com o seminário. “É o inicio de um tempo de motivação e esperança, sobretudo de consciência do verdadeiro papel do Ideme”, disse Carlos Gonçalo, técnico do órgão.

Para o gerente do departamento de informação e planejamento, Geraldo Lopes, “pela primeira vez acontece um evento no Ideme que vai atender as ações do governo”. Já para o assessor de planejamento Ariosvaldo Aguiar, o seminário foi uma oportunidade de restabelecer o papel do Ideme dentro do contexto de desenvolvimento sustentável que se pretende para o Estado. Outra servidora que elogiou a iniciativa foi Neuma Benígno, gerente de estatística e planejamento. “O seminário envolveu a todos e retomou o papel do Ideme, que é subsidiar com informações as políticas de desenvolvimento do Estado”.