Fale Conosco

16 de agosto de 2012

Ideme prepara informatização de acervo bibliográfico



Com o objetivo de agilizar e ampliar o acesso ao acervo bibliográfico do Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual (Ideme), o Governo do Estado da Paraíba está promovendo, neste mês, a informatização da biblioteca da instituição, com a implantação do Sistema de Automação de Bibliotecas (Siabi). O processo acontece em duas fases que teve início nesta semana.

O primeiro momento aconteceu na última terça-feira (14), na sede do Ideme, com a apresentação técnica do representante do Siabi, Felipe Allan de Oliveira, para os técnicos do instituto, sobre a operacionalização do sistema que já é adotado em 23 Estados, por diversas escolas, faculdades, unidades de institutos federais e universidades.

O superintendente adjunto, José Jesus Maurera Martinez, lembrou que o projeto de informatização foi elaborado pelos técnicos da biblioteca em 2011 e incluído pelo superintendente Mauro Nunes no plano de metas da atual diretoria.

A biblioteca do Ideme é um patrimônio para a sociedade paraibana, pois dispõem de livros, artigos de periódicos, cd-rom, capítulos, folhetos, periódicos nacionais e internacionais relacionados, principalmente, às áreas de economia, estatísticas e geografia.

Grande parte das obras foi adquirida com recursos do próprio instituto e as demais foram oriundas de doações. Esse acervo é disponibilizado gratuitamente na sede do Ideme e, em breve, também pela Internet.

Segunda fase – Com o objetivo de subsidiar a implantação do Sistema de Automação de Bibliotecas (Siabi) no Ideme, os técnicos da biblioteca participaram da terça até esta quinta-feira (16) de um treinamento sobre a operacionalização do software, ministrado pelo representante Felipe Allan de Oliveira.

Na segunda fase do trabalho foram iniciados os processos de catalogação, classificação e indexação de todo o acervo do instituto, disse a coordenadora da biblioteca, Verônica Aquino. “O serviço na web deverá estar disponível ainda neste mês, finalizando a segunda etapa de implantação”, completou.

A biblioteca do Ideme é aberta ao público em geral e funciona na Avenida Epitácio Pessoa, 1.457, 6º andar, no Bairro dos Estados, em João Pessoa. O horário de atendimento vai de 12h e às 18h.