Fale Conosco

9 de novembro de 2011

Ideme participa do acompanhamento dos Índices Sociais do Estado



Criado pelo Governo do Estado, o Índice Paraibano de Responsabilidade Social promete ser o indicador mais relevante para subsidiar políticas públicas, fazendo conexão entre o executivo estadual e as prefeituras municipais. O índice será usado como instrumento para aumentar a qualidade de vida dos paraibanos, tendo como meta reduzir o analfabetismo, melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), elevar a renda per capita e reduzir a extrema pobreza.

Por meio de convênios, será possível ao Governo Estadual solicitar dos municípios a contrapartida solidária, estimulando a melhoria dos indicadores sociais. E o Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual (Ideme) é um dos principais condutores do processo, já que vai munir o poder executivo das informações sobre o desempenho das cidades comprometidas no pacto social.

O Instituto vai compor uma equipe formada por representantes de diversas instituições estaduais, contribuindo na coleta dos indicadores sociais que serão utilizados na avaliação de desempenho das prefeituras e no acompanhamento da aplicação dos programas e projetos para a melhoria da qualidade de vida da população. Ao Ideme caberá, sobretudo, o assessoramento, orientando as gestões municipais.

Os convênios entre prefeituras e Governo já foram assinados. Cada convênio deve durar um ano, com possibilidade de renovação, de modo que os compromissos assumidos possam ser atingidos. Todo o andamento dos trabalhos nos municípios será acompanhado sistematicamente pelo Governo Estadual, que fará investimentos de acordo com as necessidades da de cada um. Os resultados poderão ser acompanhados pela população através do portal oficial do Governo da Paraíba na internet (www.paraiba.pb.gov.br.).