Fale Conosco

25 de maio de 2009

Ideme participa da elaboração de plano para orla de Mataraca



O Instituto de Desenvolvimento Estadual e Municipal (Ideme) está participando da elaboração do Plano de Gestão Integrada da Orla do Município de Mataraca, Litoral Norte paraibano. Entre os dias 20 e 22 deste mês, o Instituto prestou assessoria aos participantes da 1ª Oficina Técnica de construção do plano.

O assessor de Planejamento do Ideme, Ariosvaldo Aguiar, informa que a oficina técnica teve por objetivo orientar os participantes a elaborar cada etapa do plano de gestão da orla, a exemplo das ações que serão desenvolvidas para ordenar o espaço litorâneo em Mataraca.

“Pescadores, barraqueiros, representantes da prefeitura da cidade, Gerência Regional do Patrimônio da União (GRPU) e Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) discutiram e conheceram as metodologias para elaboração do plano. No encontro, ainda fizemos uma visita de campo a orla do município para conhecer mais de perto a realidade local”, explicou.

O próximo passo será a construção do plano. Para isso acontecer, membros da equipe de elaboração do documento marcaram uma reunião para o dia 4 de junho. “No próximo mês, o plano começa a ser construído. Quando estiver pronto, será enviado à Comissão Técnica Estadual do Projeto Orla que aprovará ou não o documento. Caso seja aprovado, o plano vai ser apresentado à população de Mataraca e em seguida entra em execução na orla, com acompanhamento de um Comitê Gestor”, explicou o assessor de Planejamento.

O plano de gestão integrada da orla de Mataraca faz parte do projeto Orla, que está vinculado aos Ministérios do Meio Ambiente e do Planejamento, Orçamento e Gestão. O projeto visa promover o ordenamento dos espaços litorâneos sob domínio da União e conta com o envolvimento de representantes de poderes públicos e sociedade na elaboração de iniciativas de uso e ocupação correta do litoral.

Bartolomeu Honorato, da Assessoria de Imprensa do Ideme