Fale Conosco

1 de abril de 2013

Ideme inicia pesquisa para dar suporte ao planejamento urbano de Camalaú



O Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual da Paraíba (Ideme) iniciou, nesta segunda-feira (1º), no município de Camalaú, o trabalho de pesquisa para a elaboração de um importante instrumento de gestão pública para municípios e estados: o Cadastro Técnico Multifinalitário (imobiliário e atividades econômicas). O levantamento de dados, que serve de base para o planejamento urbano, está sendo realizado por uma equipe formada por técnicos do Ideme e agentes da Prefeitura de Camalaú que estão visitando os imóveis e logradouros da área urbana da cidade.

Nesta segunda-feira (1º), a equipe do Cadastro Multifinalitário participou de uma reunião, às 8h, na sede da Prefeitura Municipal, com o superintendente adjunto do Ideme, Jakson Amâncio, e o prefeito Jacinto Bezerra da Silva. Na oportunidade, foram divulgadas as duas áreas ou setores do parcelamento urbano da cidade (ruas, setores e quadras) que serão visitadas, a partir desta terça-feira (2), quando será feita a nova numeração predial. De acordo com equipe técnica do Ideme, Camalaú foi dividida didaticamente a partir da rua principal da cidade, a Nominando Firmo, no 1º Setor -Norte, reunindo 27 ruas; e no 2º Setor – Norte, agregando 25 ruas.

“Durante o trabalho de elaboração do Cadastro Técnico Multifinalitário de Camalaú serão utilizadas imagens de satélite da cidade, plantas planimétricas e o geoprocessamento que subsidiarão a construção de uma base de geoinformação para o município de Camalaú”, acrescentou a equipe do Ideme, destacando que todas as propriedades serão mapeadas, onde serão reunidas informações como características físicas, o seu uso, infraestrutura e serviços existentes nas localidades.

De acordo com o superintendente do Ideme, Mauro Nunes, a iniciativa faz parte da parceria técnica firmada entre a Prefeitura de Camalaú e o Governo do Estado, por meio do Ideme, no início deste ano, com o objetivo de garantir o assessoramento técnico do instituto na construção e implantação de políticas públicas que garantam o desenvolvimento socioeconômico do município a curto, médio e longo prazos. Essa parceria envolve a elaboração e execução de estudos, projetos e pesquisas como o Cadastro Multifinalitário, que deve ser concluído no próximo mês de julho; o Código de Obras e Postura e o Código Tributário.

Vinculado à Secretaria de Estado do Planejamento e Gestão da Paraíba (Seplag), o Ideme tem a missão de contribuir para a construção e a implementação de políticas públicas, via produção de estudos, pesquisas e projetos de natureza global e/ou setorial nas áreas socioeconômicas, focando o desenvolvimento sustentável na Paraíba e seus municípios.