João Pessoa
Feed de Notícias

Ideme e Ipea divulgam boletim da Paraíba no contexto nordestino

quinta-feira, 9 de junho de 2011 - 18:44 - Fotos: 

O Instituto do Desenvolvimento Estadual e Municipal (Ideme) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) produziram e publicaram boletim com informações e análises baseadas em indicadores mensais sobre comércio exterior, indústria e mercado de trabalho, emprego, rendimento e informalidade, arrecadação tributária no ano de 2010 e outros dados  importantes para contextualizar a Paraíba na região Nordeste do Brasil.

A produção do boletim teve por base o entendimento de que, na busca pelo desenvolvimento, os Estados e Municípios necessitam de dados estatísticos dos diversos aspectos sociais e econômicos, como também de que a falta de uniformidade desses dados causa muitos entraves na realização de projetos em benefício da população.

O documento, que revela a conjuntura atual da Paraíba e aponta as influências dos temas analisados em relação a outros setores da economia, foi distribuído para diversas instituições do Estado que têm compromisso com o desenvolvimento sustentável da Paraíba.

No caso da indústria, a pesquisa aponta uma queda na produção entre os meses de abril e dezembro de 2010. No Nordeste, os registros de crescimento médio do volume da produção foram na indústria de transformação, alimentos e bebidas, calçados, artigos de couro, refino de petróleo e álcool, metalúrgica básica, máquinas, aparelhos e materiais eletrônicos.

No mercado de trabalho os principais resultados foram a geração de empregos na construção civil, onde registrou-se um crescimento de 17%, e na indústria de transformação. A agricultura também experimentou um fraco desempenho na Paraíba durante o ano de 2010, mesmo tendo sido este setor um dos que mais contribuíram, no mesmo período, para a geração de empregos no Nordeste.

A publicação do Ideme e Ipea tem previsão de acontecer trimestralmente, devendo se tornar uma referência na avaliação da economia no Estado.