Fale Conosco

11 de setembro de 2012

Ideme e IFPB promovem palestra sobre Geoprocessamento nesta terça-feira



O tema “Geoprocessamento e a sua Aplicabilidade na Gestão Pública” será apresentado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) durante palestra para os profissionais do Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual (Ideme), nesta terça-feira (11), às 15h, no auditório do Ideme, em João Pessoa.

Os dois órgãos têm uma parceria de cooperação técnica com o objetivo de garantir a atualização profissional dos servidores do Ideme. Além da palestra, deverão ser realizados futuramente cursos e oficinas temáticas, cuja demanda será identificada pela equipe do Departamento de Geoprocessamento do IFPB durante essa primeira discussão.

De acordo com o superintendente adjunto do Ideme, José Jesus Maurera Martinez, a palestra deve reunir mais de 40 profissionais que atuam direta ou indiretamente no gerenciamento de informações nas áreas de pesquisa e projetos, desenvolvidos com sucesso pelo Instituto. Dentre eles, o Cadastro Técnico Imobiliário Multifinalitário, considerada importante ferramenta para o planejamento urbano dos municípios e estados.

Cadastro - O Cadastro Técnico Imobiliário Multifinalitário possibilita a modernização da gestão administrativa e fiscal. Ele produz a base cartográfica e de informações cadastrais dos imóveis e logradouros das áreas urbanas e rurais, evidenciando a propriedade imobiliária, suas características físicas, o seu uso, infraestrutura e serviços existentes nos mesmos. O estudo também alimenta a base de cadastro fiscal para os tributos imobiliários (IPTU, ITBI, TLF, Taxa de Coleta, etc.).