João Pessoa
Feed de Notícias

Ideme e IBGE renovam convênio de cooperação técnica

sexta-feira, 5 de abril de 2013 - 18:39 - Fotos: 

Com o objetivo de elaborar as Contas Regionais e o Produto Interno Bruto (PIB) do Estado e dos municípios paraibanos em 2013, o Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual (Ideme) e o IBGE assinaram a renovação do convênio de cooperação técnica, nessa quinta-feira (4). O documento assinado pelo superintendente do Ideme, Mauro Nunes, e pela presidenta do IBGE, Wasmália Bivar, oficializando o trabalho em conjunto das duas instituições, deve ser publicado no Diário Oficial da União na próxima semana.

De acordo com Mauro Nunes, a metodologia a ser implementada pelo IBGE e pelo Ideme para a coleta de informações sobre a produção e consumo de matérias-primas no Estado segue as normas e recomendações internacionais feitas pelas Nações Unidas, adaptadas ao plano estadual e nacional. No convênio de cooperação está estabelecido, entre outros pontos, o cronograma de trabalho, a obrigatoriedade do sigilo de informações sobre os resultados até a divulgação oficial, assim como as atribuições, tanto do Ideme quanto do IBGE. “Esses dados irão estimar a contribuição de cada Unidade da Federação para a formação do PIB do país”, lembrou Mauro, ressaltando a importância da iniciativa.

PIB - O Produto Interno Bruto (PIB) representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região. O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objetivo de mensurar a atividade econômica de uma região.