João Pessoa
Feed de Notícias

Ideme divulga elevação nos serviços de comunicação e transporte na Capital

terça-feira, 13 de outubro de 2009 - 13:07 - Fotos: 
O custo de vida subiu 0,73%, no mês de setembro na comparação com agosto, em João Pessoa. A pequena elevação foi decorrente do aumento de 3,82% nos serviços de comunicação e transporte. Neste grupo, somente as despesas com veículo próprio aumentaram 4,31% no mês passado.

No acumulado de 2009, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) apresenta alta de 3,91%, enquanto nos últimos 12 meses aumentou 7,14%. Os números fazem parte do levantamento, divulgado nesta terça-feira, pelo Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual (Ideme).

“O consumidor teve mais despesas, em setembro, com peças e acessórios para carros, como faróis, aparelhos de som e antenas. Isso resultou no aumento de 4,31% nas despesas com o carro próprio e, consequentemente, no grupo transportes e comunicação, que teve alta de 3,82%”, explicou o gerente de Informações do Ideme, Geraldo Lopes.

Técnicos do Ideme descobriram que os gastos com artigos para a residência registraram alta de 2,88% em João Pessoa. Os aparelhos de TV e som foram o vilão deste grupo com aumento de 4,27% nos preços. Por outro lado, as compras de objetos de cama, mesa e banho caíram 8,68% no custo de vida de setembro.

Também contribuíram para alta do Índice de Preços ao Consumidor em setembro: habitação (0,65%), serviços pessoais (0,62%), alimentação (0,09%) e saúde (0,07).  Para evitar que as compras saiam mais salgadas no bolso do consumidor, a recomendação de Geraldo Lopes é que o pessoense faça uma pesquisa de preços antes de comprar acessórios para carros, aparelhos eletrônicos e alimentação.
 

Bartolomeu Honorato, da Assessoria de Imprensa do Ideme