João Pessoa
Feed de Notícias

Ideme divulga aumento do IPC e informa que motivo foi início do ano letivo

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010 - 14:57 - Fotos: 

As despesas com os serviços de educação subiram 7,05%, em João Pessoa e puxaram a alta de 0,28% no custo de vida do pessoense, no mês de janeiro. No últimos 12 meses, o indicador econômico registrou aumento de 5,19%. O levantamento do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) foi divulgado, nesta quinta-feira (25), pelo Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual (Ideme).

O gerente do Departamento de Informações para o Planejamento do Ideme, Geraldo Lopes, explicou que a grande alta nos custos com a educação foram ocasionadas pelo início do ano letivo nas escolas públicas e, principalmente, as instituições de ensino privado, incluindo as faculdades particulares.

“No início do ano, as pessoas compram material escolar, como cadernos e livros, além de pagar as matrículas e mensalidades nas escolas particulares”, explicou Geraldo Lopes. No grupo serviços pessoais – que inclui os subgrupos educação, recreação e leitura – o aumento no custo de vida chegou a 3,16%. No item alimentação, a elevação de preços, em janeiro, ficou em 3,08%.

Mesmo com alta nos custos com a educação, o pessoense pagou menos nas compras de roupas masculinas e femininas. Esse setor registrou queda de 9,88% nos preços em lojas de João Pessoa. Somente os valores de peças do vestuário feminino caíram 16,67%, em janeiro.

“Como no mês de janeiro as pessoas reservam dinheiro para o material escolar, elas acabam deixando de comprar roupas nas lojas”, declarou o chefe do Departamento de Informações para o Planejamento do Ideme.
 

Bartolomeu Honorato, da Assessoria de Imprensa do Ideme