Fale Conosco

20 de maio de 2011

Ideme desenvolve projeto que dinamiza setor tributário dos municípios



O Instituto de Desenvolvimento Estadual e Municipal (Ideme) desenvolve projeto para ajudar as prefeituras a ampliarem a capacidade tributária e aumentarem receita.

A equipe técnica do órgão está implantando projetos de organização do cadastro imobiliário, que vai gerar receita para as cidades. Muitos desses municípios se ressentem até de informações sobre sua área territorial, o que reforça a importância do projeto proposto pelo Ideme, que prevê um diagnóstico exato da situação de cada cidade.

Outra fonte de arrecadação para aumento da receita será o cadastro de atividades econômicas, centrado nos prestadores de serviços dos municípios, sejam empresas ou profissionais autônomos. Este ano, o Ideme já realizou vários projetos em que as empresas conseguiram recuperar dinheiro perdido, reaplicando em programas que beneficiam a população.

A ação serviu de exemplo para as cidades, que aderiram à idéia e já firmaram acordo com o Instituto. Os municípios que  estejam interessados nos cadastros imobiliário e de atividades econômicas devem procurar o órgão em João Pessoa (Avenida Epitácio Pessoa, 1457, 6º andar). A metodologia foi desenvolvida pelo próprio Ideme, que está apto a realizar convênios com a contrapartida dos municípios.