João Pessoa
Feed de Notícias

Ideme consolida dados da Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável

segunda-feira, 28 de março de 2011 - 15:43 - Fotos: 
O evento que foi considerado um sucesso e visa reunir os anseios da sociedade na busca pelo desenvolvimento sustentável, teve apoio fundamental do Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual (Ideme). Além de preparar as equipes que compuseram as oito câmaras setoriais, o instituto vai fazer a formatação dos objetivos apontados durante o evento.

As oito câmaras apresentaram à plenária a síntese das propostas, que visam o desenvolvimento sustentável da Paraíba nas áreas de turismo, infraestrutura, agricultura, negócios e demais setores produtivos do Estado.

Para o governador Ricardo Coutinho, esse foi o primeiro passo, que será seguido de um trabalho sistemático de toda a cadeia produtiva do poder executivo, buscando os avanços do Estado, de uma forma democrática, onde os anseios do povo são considerados.

Entre as observações, o chefe do Poder Executivo destacou o aquecimento e valorização do setor produtivo, as transformações das condições sociais da população, o fortalecimento do Porto de Cabedelo como área de escoamento, o turismo como um dos alavancadores de progresso do Estado e mais uma série de projetos e ações que vão transformar a Paraíba.

Entre os palestrantes estava o consultor e economista Sérgio Buarque. Ele falou sobre como atingir a grandeza diante das dificuldades e revelou que o desenvolvimento sustentável será mais viável quando a sociedade entender as desigualdades sociais e mudar o padrão de vida. Ele citou o papel do Estado como provedor social, estímulo à inovação tecnológica,  competitividade e estudo dos aspectos ambientais e apoio irrestrito à educação como fundamentais na busca pelo desenvolvimento.

Sérgio Buarque elogiou a metodologia usada pelo Instituto na condução dos trabalhos e disse que o Ideme tem um papel importante. Através dele, o Poder Executivo e demais atores envolvidos terão uma visão clara, baseada na formatação técnica, de como o Estado deve conduzir as políticas de sustentabilidade
    
Além das oito câmaras, os participantes puderam acompanhar palestras, onde foram abordados casos de sucesso. A representante do Unigente, Núbia Gonçalves, falou sobre a mudança na vida de jovens carentes através da educação e da arte.

Um dos pontos altos foi a palestra do superintendente do Ideme, Mauro Nunes. Ele chamou a atenção do público ao apontar dados e informações sobre como enfrentar desafios de forma positiva e atingir o desenvolvimento pessoal e profissional,  aplicando as competências para contribuir com o desenvolvimento do Estado. Para o secretário do Planejamento e Gestão, Gustavo Nogueira, a Conferência foi fundamental para que os envolvidos pensem estrategicamente num modelo de sucesso para o Estado.