João Pessoa
Feed de Notícias

Ideme conclui perfil básico dos municípios da Paraíba

sexta-feira, 12 de março de 2010 - 16:29 - Fotos: 
O Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual (Ideme) concluiu a publicação ‘Perfil Básico dos Municípios 2008’. O documento traz dados sobre infraestrutura, economia e caracterização geográfica de 12 regiões da Paraíba. O levantamento dos técnicos do Ideme ainda será disponibilizado no site www.ideme.pb.gov.br.

O ‘Perfil Básico dos Municípios 2008’ reúne dados divulgados em pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Sistema Único de Saúde (SUS) e do próprio Ideme. Mesmo sendo uma publicação que apresenta informações detalhadas de 12 regiões da Paraíba, em 2008, os dados são referentes ao ano de 2007.

Na publicação, por exemplo, é possível encontrar informações sobre o clima nestas 12 regiões paraibanas, tipo do solo, aspectos do relevo e vegetação. O perfil básico também reúne o percentual de jovens, adultos e idosos alfabetizados, além da quantidade de profissionais de saúde disponíveis no SUS, como médicos e enfermeiros. Os números do Produto Interno Bruto (PIB) da Paraíba fazem parte da publicação do Ideme.

O ‘Perfil Básico dos Municípios 2008’ dividiu os 223 municípios da Paraíba em 12 regiões, cujas sedes são: João Pessoa, Guarabira, Campina Grande, Cuité, Monteiro, Patos, Itaporanga, Catolé do Rocha, Cajazeiras, Sousa, Princesa Isabel, Itabaiana. Segundo o superintendente do Ideme, Achilles Leal Filho, a publicação terá grande utilidade para que gestores públicos conheçam detalhadamente a realidade da Paraíba.

“Os prefeitos vão poder analisar os dados para montar as estratégias de desenvolvimento na educação, saúde e economia. Na educação, por exemplo, o perfil básico dos municípios é uma fonte de pesquisa para estudantes, principalmente, na área de geografia”, explicou Achilles Leal Filho. O superintendente do Ideme disse que a publicação ainda será encaminhada em CD para secretarias do Governo do Estado, prefeituras da Paraíba. O documento ficará disponível no site do Ideme.
         

 Bartolomeu Honorato, Assessoria de Imprensa do Ideme