Fale Conosco

4 de junho de 2009

IBGE destaca parceria com Governo para a realização do Censo 2010



O desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) da Paraíba, em relação a outros Estados do mesmo porte, se mantém estável nas atividades econômicas nas últimas duas décadas, segundo informou nesta quinta-feira (4) o presidente nacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Eduardo Pereira Nunes, durante audiência com o governador José Maranhão, no Palácio da Redenção. Ambos discutiram a renovação de parcerias e a instalação da Comissão Censitária Estadual que vão garantir o sucesso do Censo Demográfico do próximo ano.

Na ocasião, o dirigente do IBGE apresentou ao governador Maranhão dados que comprovam a eficiência dos trabalhos realizados até agora com órgãos do Governo do Estado e confirmou a realização de quatro concursos públicos destinados à seleção de pessoal efetivo, para atuar na unidade da Paraíba e também o contingente que vai trabalhar de maneira temporária, durante a realização do Censo Demográfico.

Contratrações - Até o final do ano, o IBGE realizará os concursos com validade para todo o País, contemplando também a Paraíba com mais de três mil prestadores de serviços temporários. De imediato, serão contratadas 60 pessoas para atuação nas 10 agências localizadas no interior e mais a unidade central, em João Pessoa, durante 48 meses, também relacionados à contagem demográfica.

No início do segundo semestre acontece a seleção de três servidores destinados ao quadro efetivo de nível superior. Serão contratadas 715 pessoas que receberão salário de mensalista para trabalhar na supervisão do Censo e outras 2.300 que vão fazer a coleta de dados no campo.

Apoio do Governo – Eduardo Nunes disse que o governador mostrou-se muito interessado em contribuir para que o Censo de 2010 obtenha o êxito. Ficou definido que alguns órgãos do Governo do Estado vão atuar conjuntamente. “Isso é exemplo claro que a sociedade paraibana compreende a importância deste projeto e está colaborando com o IBGE”, comentou.

Ele disse que o Censo de 2010 será um retrato do País com o perfil da população e as características de seus domicílios, mostrando “o que somos, quantos somos e como vivemos”. A coleta de dados deve começar no dia 1º de agosto de 2010, com divulgação dos resultados em dezembro daquele ano.

A Comissão Censitária Estadual terá papel importante no auxílio do preparo da infraestrutura e na execução da coleta de dados. O objetivo é facilitar a implantação das Comissões Municipais de Geografia e Estatística, oferecer apoio logístico, acompanhar as atividades censitárias com vistas à obtenção da cobertura territorial correta e da melhor qualidade dos dados que serão levantados e ajudar na sua divulgação.

O chefe do IBGE-PB, Aniberto Mendonça, que também estava presente à reunião com o governador, informou que deste o ano de 2007 o órgão vem se preparando para a realização desse novo Censo. À época foram realizados o Censo Agropecuário e uma contagem da população. Logo em seguida foram iniciados os preparativos desse trabalho que vai acontecer no próximo ano. 

José Nunes, com fotos de Walter Rafael, da Secom-PB