João Pessoa
Feed de Notícias

IASS reforça ações do Programa de Saúde da Mulher

quarta-feira, 26 de junho de 2013 - 12:06 - Fotos: 

O Instituto de Assistência a Saúde do Servidor (IASS) apresenta um balanço das atividades do primeiro semestre de 2013 com resultados positivos dos serviços prestados pelo Departamento Médico. De janeiro até hoje, foram realizadas mais de 25 mil consultas médicas e 24.211 exames clínicos e laboratoriais, procedimentos feitos em unidades próprias e credenciadas do IASS-PB.

Entre as especialidades médicas mais procuradas está Ginecologia, que este mês teve a equipe de profissionais do ambulatório reforçada junto com as ações de promoção a Saúde da Mulher.

Nos últimos trinta dias, foram realizadas cerca de 150 consultas ginecológicas, beneficiando usuárias do IASS de todas as idades, em especial na faixa etária entre 40 e 80 anos de idade.

Com experiência em programas de prevenção ao câncer de mama e também de colo de útero, a médica Lourdes Ming Chi Shen, vem enfatizando junto às pacientes a importância da realização de exames preventivos anuais. “As mulheres precisam ter consciência que a regularidade da visita ao consultório médico, faz a diferença nos casos de diagnóstico para os dois tipos de câncer mais comuns, o de mama e o de colo de útero”, enfatizou Dra. Lourdes.

Ela explica que o exame citológico ou papanicolau pode detectar a doença na fase inicial e assim garantir a cura. O mesmo ocorre com o câncer de mama, que através da mamografia pode descobrir o nódulo ainda muito pequeno, permitindo assim que o tratamento seja iniciado de imediato e a doença combatida.

Ela também chama a atenção para o autoexame das mamas, que deve ser feito pela mulher logo após a menstruação e que pode também detectar o câncer na fase inicial. O IASS oferece consultas e exames totalmente gratuitos para os servidores efetivos e seus dependentes, assim como aposentados e pensionistas cadastrados no IASS-PB.

Para obter mais informações, os interessados podem ligar para 3218-7049 ou 3218-7085.