Fale Conosco

23 de abril de 2013

IASS participa de campanha e vacina servidores estaduais contra gripe



O Instituto de Assistência à Saúde do Servidor (IASS) vai contribuir para que o Estado alcance as metas da cobertura vacinal disponibilizando um posto de vacinação contra gripe nesta quarta-feira (24) e no dia 8 de maio para atender aos servidores estaduais cadastrados como usuários do órgão incluídos nos grupos prioritários. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza se estenderá até a próxima sexta-feira (26).

A Policlínica do IASS terá um posto de atendimento funcionando nesta quarta-feira e no dia 8 de maio (quarta-feira) no horário das 10h às 15h30. Além da vacina contra a gripe, serão oferecidas também doses da vacina contra o tétano. “A nossa intenção é a de contribuir com o alcance das metas da cobertura vacinal e facilitar o acesso dos servidores estaduais aos serviços oferecidos de saúde”, disse a superintendente do IASS, Maria da Luz. “É muito importante que a população participe dessa mobilização, pois a vacina é segura e é a principal arma para reduzir as complicações provocadas pela gripe”, enfatizou Maria da Luz.

A campanha, que tem como tema “Quem lembra da vacina se protege da gripe”, chega à 15ª Edição com o objetivo de imunizar grupos prioritários. O público-alvo é formado por pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério), pessoas privadas de liberdade, profissionais de saúde, além dos doentes crônicos.  Essa seleção segue recomendação da Organização Mundial da Saúde, priorizando os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

Este ano, a meta é imunizar mais de 760.000 pessoas nos 223 municípios. A vacina da influenza tem imunidade de no máximo doze meses, por isso quem foi vacinado no ano passado precisa repetir a dose.  A única contra indicação é para pessoas que têm alergia severa a ovo. A Campanha de Vacinação é coordenada pelo Ministério da Saúde, em parceria com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde de todo o país.