Fale Conosco

30 de maio de 2012

IASS oferece aos servidores estaduais serviço especializado no tratamento da diabetes



A Unidade de Diabetes do Instituto de Assistência à Saúde do Servidor (IASS) é referência estadual no tratamento e controle da doença.

Instalado no prédio anexo à sede da Superintendência, o serviço é garantido pelo Governo do Estado a todos os servidores efetivos e seus dependentes, aposentados e pensionistas.

Os pacientes cadastrados recebem acompanhamento especializado de uma equipe multiprofissional composta por médico, enfermeiro, assistente social e psicólogo.

Para ter acesso ao serviço é necessário o encaminhamento com o diagnóstico da doença. As consultas são marcadas por telefone, de acordo com a necessidade e avaliação de cada caso.

A rotina de atendimento consiste no comparecimento do paciente à consulta, no dia previamente agendado pelo serviço social. Nesse dia, o usuário é orientado a se manter em jejum para que seja realizado o teste de glicemia capilar.

Após este exame é oferecido o desjejum (copo de leite desnatado). Em seguida, o paciente é encaminhado para a consulta médica. Nesse momento em que é submetido à avaliação ele é orientado a seguir a dieta alimentar e fazer uso correto da medicação. Por mês são realizados, cerca de 400 atendimentos.

Além da assistência médica especializada, os pacientes diabéticos insulino-dependentes recebem a medicação indicada para tratamento (insulina) e as seringas para aplicação. Antes de deixar a Unidade de Diabetes o paciente é orientado a agendar sua próxima consulta .

Além do atendimento ao paciente diabético essa unidade atende portadores de disfunção da tireóide. O atendimento é oferecido de 2ª à 6ª feira, das seis horas da manhã ao meio-dia.

O interessado em obter maiores informações a respeito do serviço deve ligar para o telefone 3218.70.46 ou se dirigir à Unidade de Diabetes, que fica no bairro 13 de Maio, em João Pessoa.