Fale Conosco

11 de maio de 2009

I Semana da Cidadania começa nesta terça-feira e vai até o dia 20



O Fórum de Combate à Corrupção e demais parceiros realizarão nesta terça-feira (12) até o dia 20 de maio, a I Semana da Cidadania. O objetivo é fomentar a cidadania e a participação popular nas questões que envolvem a boa gestão dos recursos públicos, bem como capacitar conselheiros e servidores, visando o aprimoramento da Administração Pública.

De acordo com os organizadores, o evento pretende ainda estimular o controle democrático da gestão pública através da consciência social voltada para os graves problemas nacionais. A idéia é incentivar o exercício consciente da cidadania com a harmonização das relações entre Governo, Estado e Cidadãos. O evento tem apoio do Governo do Estado.

A Semana da Cidadania tem como público alvo cidadãos em geral, prefeitos, vereadores, secretários municipais, gestores públicos, servidores públicos, conselheiros municipais, lideranças locais, contabilistas, universitários, empresários e educadores.

A solenidade de abertura será às 8h30 na Estação Ciência Cabo Branco, em João Pessoa e contará com a participação do presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Ubiratan Aguiar e do secretário-executivo da Controladoria Geral da União, Luiz Navarro de Brito Filho.  Cerca de 500 pessoas devem participar do evento. Na abertura será realizado um diálogo público, com um ciclo de palestras. As inscrições são gratuitas e será fornecido certificado de participação pelo TCU. As inscrições podem ser feitas pelo site www.tcu.gov.br ou no local do evento.

Serão realizados eventos como o Olho Vivo no Dinheiro Público, criado pela Controladoria-Geral da União, envolvendo a participação de servidores e conselheiros da Capital e mais quinze municípios. A Receita Federal do Brasil, em parceria com a CGU-Regional/PB, realizará um encontro com todos os 223 gestores municipais do estado. O Tribunal de Contas da União realizará o Diálogo Público, aberto à sociedade e visando fomentar a participação cidadã.

A I Semana da Cidadania tem ainda a participação do Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público da Paraíba, Prefeitura de João Pessoa, Ministério Público Federal, dentre outras instituições.