João Pessoa
Feed de Notícias

I Conferência Estadual de Desenvolvimento Sustentável começa nesta quinta-feira

quarta-feira, 23 de março de 2011 - 16:37 - Fotos: 

A capacidade científico-tecnológica da Paraíba, que tem o 3º melhor índice de pesquisadores por habitantes do país, é um de seus maiores diferenciais competitivos. É o que diz o economista e pesquisador Sérgio Buarque, que participará da abertura da “1ª Conferência Estadual sobre Desenvolvimento Sustentável”, nesta quinta-feira (24), no Cine Bangüê do Espaço Cultural, em João Pessoa.

O economista lembra, no entanto, que o Estado tem desafios a vencer no tocante à inclusão social, competitividade econômica e enfrentamento de problemas climáticos como a desertificação do semi-árido.  

Promovida pelo Governo do Estado, a Conferência será oficialmente aberta às 8h20 e se estende até a próxima sexta-feira (25). A solenidade abertura do evento contará com a presença do governador Ricardo Coutinho, além de autoridades estaduais, municipais e representantes do setor produtivo.

A expectativa do secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Renato Feliciano, é que a Conferência promova um amplo debate sobre o desenvolvimento econômico do Estado. “A partir das contribuições do setor produtivo e dos demais segmentos representados no evento, a Paraíba terá como estabelecer metas para crescer de forma inclusiva e sustentável”, disse.

Às 9h40, será realizada a conferência máster do evento, intitulada “Desenvolvimento sustentável e os grandes desafios da Paraíba”, que será ministrada por Sérgio Buarque. Durante a palestra, o economista pretende apresentar números que revelam o potencial e os desafios do Estado. Citando estatísticas do Ministério da Ciência e da Tecnologia (MCT), Sérgio destaca que o Estado é uma das lideranças do país em capacidade científico-tecnológica.

De acordo com o MCT, em 2008, a Paraíba possuía 720,9 pesquisadores para cada milhão de habitantes, o índice era muito próximo ao registrado em São Paulo (727) e era o maior do Nordeste. O primeiro lugar ficou com Santa Catarina (920,1). Apesar deste destaque, Sérgio lembra que o Estado ainda tem que superar os baixos índices de escolaridade e melhorar a educação básica.

Integração regional – Além disso, a estratégia de desenvolvimento da Paraíba deve contemplar a integração econômica regional já que, segundo Sérgio Buarque, “o Nordeste oriental se consolida como um pólo dinâmico, de Pernambuco ao Rio Grande do Norte”. A Paraíba também desenvolver pesquisas e tecnologias para minimizar os impactos da desertificação e da elevação do nível do mar.

Após a conferência do economista Sérgio Buarque, o engenheiro florestal Francisco Campello realizará a palestra “Sociobiodiversidade e Desenvolvimento Sustentável: Desafios e Perspectivas”. Em seguida, o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), Buega Gadelha, apresentará o “Mapa de Oportunidades do Estado da Paraíba”, desenvolvido pela entidade. Durante a palestra, Gadelha apresentará as áreas potenciais de investimento no Estado.

Os palestrantes Sérgio Buarque e Francisco Campello chegarão a João Pessoa na madrugada desta quinta-feira (24) e ficarão hospedados no hotel Quality Sol Mar, no bairro do Cabo Branco.
 
Mais de 800 participantes – Empresários, parlamentares, professores universitários, estudantes, agricultores, representantes de órgãos públicos e de movimentos sociais estão na lista dos 870 inscritos que devem participar da Conferência. Entre estes conferencistas, mais de 300 participarão das discussões nas oito câmaras de desenvolvimento, cujas estruturas estão sendo montadas no mezanino que fica próximo ao Cine Bangüê.

Devido ao número de participantes inscritos de forma eletrônica ter atingido a quantidade de vagas disponibilizadas pela organização do evento, não haverá inscrições presenciais nos dias da conferência.

As câmaras temáticas, que se reunirão simultaneamente durante a tarde desta quinta-feira (24), têm os seguintes temas: Agropecuária e Pesca; Ciência e Tecnologia; Micro e Pequenas Empresas; Recursos Hídricos e Meio Ambiente; Indústria, Comércio e Serviços; Desenvolvimento do Turismo; Infraestrutura e Logística; e Recursos Minerais.

De acordo com a organização da Conferência, o documento que será confeccionado nas câmaras servirá de base para elaboração do Plano Plurianual (PPA) do Poder Executivo Estadual e é de fundamental importância para administração pública.

 
Confira a programação do evento:
1º Dia – 24 de março de 2011 (Quinta-feira)
Horário    Programação
8h 00     Credenciamento
8h 20    Sessão Solene de Abertura.
8h30     Apresentação da Orquestra Sinfônica da Paraíba – Maestro João Linhares
9h     Palavras do Excelentíssimo Senhor Governador do Estado da Paraíba Ricardo Coutinho
9h40    Conferência Máster: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL da PRODUÇÃO e INCLUSÃO SOCIAL (Palestrante: Sérgio Buarque)
10h30    Palestra: Sociobiodiversidade e Desenvolvimento Sustentável: Desafios e Perspectivas.
(Palestrante: Francisco Campelo)
11h15    Apresentação do Mapa de Oportunidades do Estado da Paraíba. FIEP – Áreas potenciais de investimento. Palestrante: Francisco Benevides Gadelha, Presidente da FIEP.
12h     Intervalo Almoço
14h    Direcionamento dos participantes às Câmaras de Desenvolvimento
14h30 às 18h    Câmaras de Desenvolvimento

2º Dia – 25 de março de 2011 (Sexta-feira)

Horário    Programação
08h30    Painel das Instituições de Fomento
    Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)
    Banco do Brasil (BB)
    Caixa Econômica Federal (CEF)
    Banco do Nordeste do Brasil (BNB)
    EMPREENDER Paraíba
10h15    Apresentação na Plenária das Câmaras do Desenvolvimento – síntese dos trabalhos
11h35    Encerramento com discurso do governador Ricardo Coutinho