Fale Conosco

29 de abril de 2012

Hotéis têm aumento de 6,80% na ocupação no primeiro trimestre



O primeiro trimestre de 2012 foi positivo para o setor hoteleiro da Paraíba.  A diretoria de Economia e Fomento da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) registrou um crescimento de 6,80% na ocupação dos hotéis em relação ao mesmo período do ano passado. De janeiro a março de 2012, um total de 402.979 pessoas se hospedou na Paraíba. No ano passado, esse número foi de 377.312 hóspedes.

A presidente da PBTur, Ruth Avelino, avalia que esse crescimento é reflexo direto das ações que o Governo do Estado vem mantendo em parceria com os hoteleiros, por meio da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Paraíba (ABIH-PB).

A executiva informa que os principais mercados emissores de turistas para a Paraíba vem merecendo atenção da PBTur e da ABIH-PB. “Nós temos mantido um ciclo de treinamentos e capacitação dos agentes e operadores de viagens junto às grandes operadoras do País, como a CVC, TAM Viagens, Visual, Trend entre outras”, disse Ruth Avelino.

Reconhecimento – O crescimento da ocupação hoteleira é reconhecido pelos empresários, que também começam a se movimentar para ampliar ações no sentido de atrair novos clientes. Um exemplo está na Rede Nord de Hotéis, de João Pessoa, que reuniu clientes, empresários e parceiros para estreitar o relacionamento. O encontro aconteceu na semana passada e reuniu executivos de empresas como Ambev, Banco do Brasil e Magazine Luiza, entre outros.

O diretor administrativo da Rede Nord, Daniel Rodrigues, reconhece o bom momento do setor hoteleiro e destaca as ações em parceria com o Governo do Estado. “O mercado hoteleiroem João Pessoaestá cada vez mais promissor. Com investimentos designados para a área de turismo oriundos do Governo do Estado e da iniciativa privada, já estamos notando avanços positivos no setor”, enfatiza.

Campina Grande – Outro indicativo positivo para o turismo paraibano surge na movimentação de passageiros no Aeroporto João Suassuna, em Campina Grande. De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), o terminou registrou aumento de 20,62% (embarques e desembarques) neste ano em relação ao mesmo período de 2011.

Esse aumento, segundo a direção da agência de viagens Delta Tour, se deve à mudança da malha aérea promovida pela Gol Linhas Aéreas, que disponibilizou vôos nos horários da manhã e à tarde.

O crescimento da movimentação de passageirosem Campina Grandetambém pode ser reflexo da interiorização da malha aérea, um fenômeno que tem ocorrido nos últimos meses, em especial, na região Nordeste. O fato é que aeroportos de cidades como Juazeiro do Norte e Petrolina também apresentaram altas na movimentação de passageiros em março deste ano, de 68,78% e 42,68%, respectivamente.

Para Ruth Avelino, a política de interiorização da malha aérea é uma das bandeiras defendidas pelos secretários de turismo nordestinos, por meio da Comissão de Turismo Integrado (CTI-NE). Apesar de João Pessoa ser a porta de entrada de turistas na Paraíba, a ampliação da movimentação dos aeroportos no interior cria rotas alternativas para os turistas, sobretudo em capitais que não contam ainda com mais opções de vôos.