João Pessoa
Feed de Notícias

Hospital Trauma de Campina Grande lança programa de Telemedicina

segunda-feira, 26 de agosto de 2013 - 17:28 - Fotos:  Cláudio Goes / Secom-PB

Nesta segunda-feira (26), no auditório do Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, foi lançado o Programa de Telemedicina no diagnóstico e tratamento do paciente grave, por meio de uma parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein. O serviço permite que o médico de Campina Grande, por meio de um sistema informatizado, possa gerar imagens dos doentes e dos exames realizados para que o médico especialista, à distância, possa orientar condutas médicas baseadas em protocolos científicos atualizados.

A solenidade contou com a participação do vice-governador Rômulo Gouveia; do coordenador do programa de Telemedicina do Albert Einstein, Milton Steinman; dos diretores do Trauma-CG, Geraldo Medeiros (Geral), Flawber Cruz (Técnico) e Mario de Oliveira Filho (Administrativo); do diretor da Faculdade de Ciências Médicas ( FCM), Diego Gadelha , além dos profissionais de saúde da unidade hospitalar.

O vice-governador Rômulo Gouveia reconheceu o trabalho bem feito pela equipe do Trauma-CG e a importância da implantação desse programa para a melhoria dos serviços prestados no atendimento à saúde da população da Paraíba e de alguns estados vizinhos, como Pernambuco e Rio Grande do Norte, destacando o investimento mensal do Estado na ordem de R$ 7 milhões.

De acordo com o coordenador do Programa de Telemedicina do Albert Einstein, Milton Steinman, o Trauma de Campina Grande foi escolhido para essa parceria devido ao grande número de atendimento no Estado e também pela boa estrutura física que dispõe.

Segundo o diretor técnico, Flawber Cruz, o Hospital de Trauma de Campina Grande ingressa na moderna tecnologia em saúde representada pela Telemedicina, a qual permitirá que os médicos possam se conectar diretamente com especialistas renomados do Hospital Israelita Albert Einstein, a fim de definir condutas, agilizar tratamento e permitir, portanto, melhor atendimento à população do SUS que recorre a este hospital.

Assim, com a Telemedicina advinda da parceria Hospital de Trauma de Campina Grande e Hospital Albert Einstein, teremos doentes sendo consultados e acompanhados por profissionais com formação de excelência em medicina especializada. Por outro lado, estará consolidada a política de capacitação continuada dos profissionais de saúde desta instituição, garantindo melhor atuação destes profissionais na resolução dos casos clínico-cirúrgicos”, disse Flawber.

Para ele trata-se do maior investimento em tecnologia da saúde dos últimos anos para Campina Grande e região, garantindo que a troca de experiências entre médicos paraibanos e médicos paulistas, em tempo real, possa definir condutas emergenciais para doentes graves, salvando vidas, ou mesmo auxiliar no diagnóstico de doentes internados, agilizando o tratamento e diminuindo o tempo de internação.

O diretor geral do Trauma-CG, Geraldo Medeiros, disse que a unidade hospitalar conseguiu atender todos os requisitos solicitados pelo Albert Einstein para a implantação da Telemedicina. “Os benefícios vão além da troca de experiências, garantindo mais precisão ao diagnóstico”, destacou o médico.

O Programa de Telemedicina funcionará na emergência e nas UTIs, sendo gerenciado diariamente pelo diretor técnico, Flawber Cruz, e pela chefe da UTI do Hospital de Trauma de Campina Grande, médica Dagjane Frazão.

Para garantir a eficiência no atendimento e a assistência a todos, a unidade de saúde conta com 262 médicos, sendo 37 de plantão, 24 horas em todas as especialidades de urgência. O hospital dispõe de internação clínica e cirúrgica em seis blocos de enfermaria, com 253 leitos.

O Trauma-CG é referência em traumatologia para 173 municípios da Paraíba, além de algumas cidades do Rio Grande do Norte e Pernambuco. A unidade chega a atender 300 pacientes, diariamente.