Fale Conosco

9 de julho de 2013

Hospital Regional de Picuí promove palestra sobre infecção hospitalar



O Hospital Regional de Picuí (HRP) promove, nestas quinta (11) e sexta-feira (12), uma capacitação com o tema “Promover a Higienização Também é um ato de Cuidar”. O evento será no auditório municipal da cidade, das 8h às 16h, e vai reunir cerca de 30 profissionais dos setores de higienização e lavanderia. As palestras serão proferidas por profissionais do Hospital e Trauma de Campina Grande e da Comissão de Controle de Infecção Hospital do Hospital de Picuí.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Nepes) do Hospital Regional de Saúde, Martinho Sérgio de Medeiros Casado, o setor vem realizando palestras e capacitações com todos os funcionários da unidade de saúde. Recentemente foi realizado um evento para os funcionários da área de segurança, maqueiros, porteiros e recepcionistas com o objetivo de melhorar o atendimento à população e a qualidade na prestação dos serviços buscando sempre a humanização. Na capacitação que será realizada nesta semana, o objetivo é a prevenção, combate e controle da infecção hospitalar.

O Hospital Regional de Picuí possui 103 leitos subdivididos nas seguintes clínicas: urgência e emergência, clínica médica, cirúrgica, obstétrica e pediátrica e conta com um serviço de referência médica para aproximadamente 12 municípios da Paraíba e três do Rio Grande do Norte que fazem divisa com a Paraíba. A unidade de saúde conta com ortopedistas, cirurgiões gerais, oftalmologista, urologista, dermatologista, obstetras, buco-maxilo-facial, cirurgião cabeça e pescoço, ginecologista, cardiologista, mastologista, anestesistas, fisioterapia, otorrino, pediatra, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogos, técnicos de enfermagem, técnicos em radiologia, dentre outros.

De acordo com Martinho Sérgio, o HRP realiza mensalmente cerca de duas mil consultas de ambulatório, 140 cirurgias gerais, 70 partos cesáreos/normais e aproximadamente 400 internações. Atualmente encontra-se em reforma e ampliação, onde será contemplado com seis leitos de UTI adulto.

Nepes – O núcleo tem como objetivo oferecer capacitação continuada e assessoria a todos os profissionais desta entidade, realizando mensalmente palestras educativas com profissionais de saúde de várias áreas afins. “A ideia dessas capacitações periódicas é humanizar, sensibilizar, educar, conscientizar os profissionais sobre a importância da educação permanente no cotidiano da instituição e sobre o papel de cada profissional em sua área de atuação. Dessa forma, o Nepes, criado em novembro de 2012, cumpre o seu papel e as exigências do Ministério da Saúde, que é de cada empresa oferecer aos seus profissionais capacitações, atualizações e treinamentos periódicos com o intuito de atualizar os conhecimentos de seus funcionários e, dessa forma, oferecer uma assistência dinâmica e qualificada à população usuária do SUS”, finalizou.