João Pessoa
Feed de Notícias

Hospital Regional de Guarabira ganha raio-X digital e reforma do Centro de Especialidades

quarta-feira, 1 de junho de 2016 - 17:03 - Fotos:  Divulgação

O Hospital Regional de Guarabira, unidade integrante da Secretaria de Estado da Saúde (SES), conta agora com um moderno equipamento de raio-X digital, que representa um investimento de cerca de R$ 750 mil. A entrega foi feita pelo governador Ricardo Coutinho, na última sexta-feira (27), quando também inaugurou a reforma do Centro de Especialidades. A expectativa é que sejam feitos cerca de 700 raios-X por mês em pacientes dos 31 municípios atendidos pelo Hospital.

O Centro de Especialidades, que ganhou melhorias na estrutura física e nas acomodações, oferece os serviços de psicologia; cardiologia; urologia; clínico geral; cirurgia geral e os exames de  eletrocardiograma, ultrassonografia, teste do pezinho, teste do coraçãozinho, endoscopia, colposcopia. O setor funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e agora, no mês de junho, funcionará também em dois sábados. Já o serviço de raio-X, que, além da parte ambulatorial atende urgência, funciona 24 horas.

De acordo com o diretor geral do Hospital, Cleonaldo Freire, além do aparelho digital, o raio-X tradicional continua funcionando. “A instalação do novo equipamento e as melhorias do Centro servirão para melhor acomodar os pacientes que chegam de vários municípios em busca do serviço do hospital e do Centro Especializado, para os atendimentos ambulatoriais”, falou.

No Hospital Regional de Guarabira são oferecidas as especialidades: clínica médica, obstétrica, cirúrgica, pediátrica, urgência e emergência. Além da população de Guarabira, a unidade de saúde atende pacientes de vários municípios, entre eles, Araçagi, Araruna, Bananeiras, Belém, Borborema, Caiçara, Casserengue, Cuitegi, Dona Inês, Duas Estradas, Lagoa de Dentro, Logradouro, Mulungu, Pilões, Pirpirituba, Riachão, Serra da Raiz, Sertãozinho, Solânea e Tacima.

Melhorias – No ano de 2015, a atual direção do Hospital Regional de Guarabira implantou diversas ações de melhorias e humanização no atendimento. Uma delas foi o fortalecimento do Banco de Leite Humano, aumentando a captação de doadoras. Ainda implantou o serviço de nutrição 24 horas; de acolhimento na porta do hospital, com apoio administrativo a assistente social; proporcionou condições para aumentar a quantidade de cirurgias eletivas e de exames de raios-X, eletrocardiograma e colposcopia; implantou o serviço de Fisioterapia em clínica médica; de hemodiálise e ainda criou um espaço lúdico, com brinquedoteca. Foi implantado também o serviço de musicoterapia em vários setores do Hospital

Ainda houve a implantação do projeto Amigo do Hospital, em parceria com empresários da cidade; aquisição de uma ambulância; reformas no bloco administrativo; na Pediatria; no Laboratório; melhorias no Arquivo Hospitalar; reforma da casa de manutenção; informatização da farmácia satélite e aquisição de aparelho de eletrocardiograma.