João Pessoa
Feed de Notícias

Hospital Regional de CG promove campanha para a redução de acidentes

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011 - 11:16 - Fotos: 

O Hospital Regional de Emergência e Trauma de Campina Grande iniciou nesta segunda-feira (28) a I Campanha Educativa de Prevenção de Acidentes com Carros e Motos, denominada “A melhor manobra é viver”. A realização da campanha foi motivada após um levantamento de dados feito pela unidade hospitalar que revelou um índice elevado de acidentes envolvendo carros e motocicletas.

Só no mês de janeiro deste ano, o hospital registrou 555 atendimentos ocasionados por acidentes de motos e 75 por automóveis. O diretor da unidade, o médico Geraldo Medeiros, ressaltou a preocupação da equipe com o crescente número de pessoas vítimas de acidentes, o que motivou a mobilização dos profissionais de saúde para a realização da campanha.

“É necessário que os condutores tenham consciência dos riscos envolvidos e ajam com responsabilidade ao conduzir seus veículos. Nós queremos contribuir não apenas com o tratamento, mas também com a prevenção”, comentou o diretor.

Mobilização –
O primeiro dia de mobilização aconteceu na manhã desta segunda-feira (28). Os profissionais de saúde foram até as ruas Treze de Maio e Floriano Peixoto, com faixas e distribuíram material educativo com os condutores e pedestres.

O segundo dia de mobilização acontece na quarta-feira (2) no mesmo local e na sexta-feira (4), as equipes também irão até o posto da Operação Manzuá, na BR-230, saída para João Pessoa.

ORIENTAÇÃO PARA OS MOTORISTAS E MOTOCICLISTAS:

→ Respeite os limites de velocidade;
→ Ande com farol acesso, procure ver e ser visto;
→ Utilize capacete com viseira ou óculos de proteção;
→ Respeite as faixas de pedestre e preferenciais de rotatória;
→ Evite costurar o transito, fazendo S ou ZIGUE-ZAGUE entre veículos;
→ Reduza a velocidade nos cruzamentos entre carros parados e próximos aos locais de concentração das pessoas;
→ Ultrapasse somente pela esquerda, salvo em condição excepcional, para qual requer atenção dobrada, especialmente para ônibus ou quando o veiculo da frente sinaliza que fará conversão à esquerda;
→ Pilote com segurança, sinalize sempre;
→ Use equipamento de segurança: O capacete é essencial, mas não suficiente. Use luvas, roupas e calçados apropriados. Sandálias Havaianas não são calçados apropriados;
→ Pilote sóbrio: Nunca beba ou use outras drogas quando for pilotar.